Emagrecer: 7 dicas para perder gordura na barriga, segundo a ciência
Menu & Busca
Emagrecer: 7 dicas para perder gordura na barriga, segundo a ciência

Emagrecer: 7 dicas para perder gordura na barriga, segundo a ciência

Home > Lifestyle > Saúde > Emagrecer: 7 dicas para perder gordura na barriga, segundo a ciência

A gordura localizada na barriga é a que mais incomoda mulheres e homens. E também parece ser a mais difícil de ser eliminada. Além de prejudicar a estética, a gordura abdominal é relacionada a problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Veja a seguir como perder definitivamente a gordura na barriga.

como perder gordura na barriga
Perder gordura na barriga pode não ser uma tarefa fácil, mas é possível! | Foto: Reprodução.

7 dicas eficazes para perder gordura da barriga, segundo a ciência

1 – Consuma fibras solúveis

alimentação saudável na quarentena
Fibras solúveis promovem a perda de peso e a gordura na barriga. | Foto: Reprodução.

Estudos mostram que fibras solúveis promovem a perda de peso, ajudando a pessoa a se sentir satisfeita, o que resulta em uma diminuição natural do consumo de alimentos.

As fibras, somadas a um alto consumo de água (de 2 a 3 litros por dia), também podem diminuir o número de calorias que o corpo absorve dos alimentos. Esse processo ajuda a combater a gordura na barriga.

Uma pesquisa observou mais de 1100 adultos durante 5 anos e constatou que, para cada aumento de 10 gramas na ingestão de fibras solúveis, o ganho de gordura na barriga diminuiu 3,7%.

Excelentes fontes de fibra solúvel são os cereais, como aveia, chia, e linhaça; em frutas como banana e morango; em legumes e também nas leguminosas, especialmente no feijão e na lentilha.

2 – Faça exercícios aeróbicos

perder gordura na barriga urgente e rápido
Pular corda é um ótimo exercício para queimar calorias. | Foto: Reprodução.

O exercício aeróbico é a melhor forma de queimar calorias. E visto que é impossível eliminar gorduras apenas em um local do corpo, os exercícios cardio, como também são chamados, auxiliam de forma geral no emagrecimento rápido e com saúde.

De acordo com alguns estudos, os resultados do exercício aeróbico podem variar, dependendo da intensidade, de moderada a alta. De qualquer forma, a regularidade é mais importantes que a intensidade.

3 – Evite alimentos que contenham gorduras trans

como emagrecer na barriga
Alimentos com gorduras trans devem ser evitados. | Foto: Reprodução.

As gorduras trans não são recomendadas em nenhuma situação, ainda mais para quem deseja perder gordura abdominal. Embora muitas empresas tenham interrompido o uso das gorduras trans, elas ainda são encontradas em algumas margarinas e em alguns tipos de alimentos embalados.

Essas gorduras foram associadas a inflamações, doenças cardíacas e ganho de gordura abdominal em estudos científicos. Por exemplo, um estudo constatou que macacos que consumiam uma dieta rica em gorduras trans ganharam 33% mais gordura abdominal do que aqueles que consumiam uma dieta rica em gordura monoinsaturada.

4 – Cuidado com o excesso de álcool

bebida alcoólica gordura na barriga
Estudos associaram o consumo exagerado de álcool a um aumento na gordura abdominal. | Foto: Reprodução Istoé.

Quando consumido em excesso, o álcool pode ser muito prejudicial. Pesquisas sugerem que muito álcool pode causar ganho de gordura na barriga.

Alguns estudos associaram o consumo de grandes quantidades de álcool a um aumento na gordura localizada na região da cintura, tanto em homens como em mulheres. Assim, limitar a quantidade de bebida alcoólica é essencial para quem quer emagrecer rápido e com saúde.

5 – Reduza seus níveis de estresse

estresse engorda
O estresse pode causar ganho de gordura abdominal. | Foto: Reprodução.

O estresse pode fazer você ganhar gordura na barriga. Como? Pesquisas mostram que altos níveis de cortisol – também conhecido como hormônio do estresse – aumentam o apetite e o armazenamento de gordura abdominal.

Para ajudar a reduzir a gordura da barriga, é importante praticar algum tipo de atividade ​​que alivie o estresse, como ioga ou meditação, por exemplo.

6 – O açúcar é um grande vilão

como evitar o açúcar
O açúcar é um grande vilão para quem deseja perder peso. | Foto: Reprodução.

O alto consumo de açúcar está relacionado com o aumento da gordura localizada na barriga. É o que comprovam diversos estudos científicos.

Todos os tipos de açúcar devem ser evitados quando o foco é a perda de gordura abdominal. Hoje em dia, existem várias alternativas saudáveis para o consumo de açúcar.

7 – Durma bem

como perder gordura na barriga
Dormir bem é essencial para a perda de peso. | Foto: Reprodução.

Dormir bem é muito importante para a saúde, e também é essencial para quem deseja perder peso. Estudos mostram que pessoas que não dormem o suficiente tendem a ganhar mais peso, o que inclui a gordura da barriga.

Um estudo de 16 anos envolvendo mais de 68 mil mulheres, constatou que aquelas que dormiam menos de 5 horas por noite tinham uma probabilidade significativamente maior de ganhar peso do que aquelas que dormiam 7 horas ou mais por noite.

Perder gordura na barriga

Como perder gordura na barriga? Com certeza, essas 7 dicas são muito úteis para quem deseja perder gordura abdominal. No entanto, aplicar apenas alguma ou algumas dessas dicas, não trará o resultado esperado. Assim, é fundamental combinar diferentes métodos e descobrir o que funciona melhor no seu caso.

____________________________________
Por Rafaele Oliveira – Redação Fala!

Tags mais acessadas