terça-feira, 23 abril, 24
HomeNotíciasEleições 2022: Qual a ordem de votação?

Eleições 2022: Qual a ordem de votação?

No dia 02 de Outubro, acontece o 1º turno das Eleições 2022, que vai definir os candidatos que ocuparão os cargos de presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal.

O 2º turno está previsto para o dia 30 de outubro e vale para os cargos de governadores e presidente. A regra aplicada para um candidato a esses cargos vencer no 1º turno é ter mais da metade dos votos válidos, ou seja, sem contar brancos e nulos.

A seguir, saiba qual a ordem de votação dos cargos nas urnas eletrônicas e quais suas funções.

Ordem de votação - eleições 2022
O 1º turno das Eleições 2022 acontece no dia 02 de Outubro. | Foto: Montagem

Qual a ordem de votação de cada cargo nas urnas eletrônicas?

Uma dúvida comum de muitos eleitores é saber qual será a ordem de votação de cada cargo. Ao chegar na urna eletrônica, o eleitor escolherá os candidatos na seguinte ordem: Deputado(a) Federal, Deputado (a) Estadual, Senador(a), Governador(a) e Presidente.

ordem da votação - eleições 2022
Ordem de votação para as Eleições 2022. | Foto: Divulgação/ Justiça Eleitoral

Nas eleições 2022, serão eleitos 1 presidente, 28 governadores (27 estados e 1 DF), 28 senadores (27 estados e 1 DF), 513 deputados federais e 1.035 deputados estaduais. Mas você sabe quais as funções de cada um? Confira a seguir!

Quais as funções de cada cargo disputado nas Eleições 2022?

Apesar da presidência, o cargo mais alto do país, ser o mais comentado pela população, todos os cargos são importantes para determinar a dinâmica da política brasileira. Por isso, entenda a função de cada um dos cargos disputados nas Eleições 2022:

1) Presidente

O Presidente é a principal autoridade do Poder Executivo e é o responsável por representar o povo brasileiro. Entre as suas funções, pode-se destacar a nomeação e exoneração de Ministros de Estado, o veto total ou parcial de projetos de lei, iniciar processo legislativo, além de diversas outras atribuições previstas pela constituição.

2) Governador

O Governador representa o Poder Executivo no âmbito estadual. O eleito em cada estado é responsável por nomear secretários dos departamentos administrativos, tendo, também, a responsabilidade de dialogar com o governo federal e municipal.

3) Senador

Os senadores são os representantes dos estados do país no Congresso Nacional. Eles são os responsáveis por propor projetos de lei, fiscalizar o Poder Executivo e processar e julgar crimes de responsabilidade de cargos como presidente e ministros.

4) Deputado Federal

A principal função dos deputados federais é criar, debater e aprovar leis na Câmara dos Deputados. Além disso, também aprova medidas propostas pelo presidente e fiscaliza o Poder Executivo.

5) Deputado Estadual

O Deputado Estadual cria, debate e aprova leis no âmbito estadual. Além disso, fiscaliza as ações do Governador de seu estado.

________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS