Eduzz: O que é chargeback no cartão de crédito e como evitar
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Eduzz: O que é chargeback no cartão de crédito e como evitar

Eduzz: O que é chargeback no cartão de crédito e como evitar

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A devolução do dinheiro da compra acarreta prejuízos financeiros para o produtor e afiliado.

As vendas feitas pela internet cresceram bastante nesses últimos anos e cada vez fica mais fácil de entrar em algum site ou plataforma e realizar o seu pedido. Com a Eduzz não é diferente, mas o número de golpes também passou a acompanhar esse processo de vendas.

A contestação de uma compra online e a devolução do seu dinheiro é conhecida como chargeback. 

Nesse post você vai entender como o chargeback acontece e como evitá-lo.

Veja abaixo.

Chargeback no cartão de crédito

A maior parte das compras realizadas pela internet é paga através do cartão de crédito. Essa grande solução pode, também, se tornar um problema para os vendedores. Isso porque em casos de não reconhecimento da compra ou de fraudes, a compra não vai ser efetuada na hora da fatura do cartão. Logo, os produtores e os afiliados não vão receber a sua parte. 

Independentemente da compra ser feita na Eduzz ou em outra plataforma de vendas online, os riscos são os mesmos. A contestação de compra do cliente é benefício dele, mas pode te prejudicar financeiramente. 

Mas o que é, exatamente, o chargeback? Bom, ele funciona como um recurso utilizado pelo cliente, em última instância, para resolver o seu problema referente a uma contestação na compra com o cartão de crédito. Através desse sistema, o consumidor pode se assegurar de que mesmo que a compra tenha sido aprovada pelo cartão de crédito e pela plataforma, ainda há soluções caso algo dê errado.

O chargeback costuma acontecer, principalmente, em casos de fraude, não entrega do produto ou em uma compra duplicada. 

A fraude em relação aos cartões de crédito e às compras digitais é bastante comum e não é difícil de ver alguém que já tenha tido o seu cartão clonado, por exemplo. Para essas situações, a devolução do dinheiro ou o não pagamento da compra torna-se essencial.

O maior problema aqui fica para os produtores de conteúdo e para os afiliados da plataforma escolhida, nesse caso, a Eduzz. Isso porque, mesmo realizando a compra, o valor não será retornado a ele e muito menos o produto.

Outro problema decorrente do chargeback é a falta de confiança das bandeiras de cartão de crédito com os produtores e afiliados. Isso acontece porque a taxa permitida de fraudes não pode superar 1% das vendas totais. Caso ultrapasse, pode ocorrer multas ou, até mesmo, um desligamento com a bandeira selecionada. 

Normalmente, fica a cargo do próprio produtor resolver todas as questões que envolvem o chargeback, então saiba como se prevenir contra ele.

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Compra no cartão de crédito Eduzz

Como evitar o chargeback? 

Evitar o chargeback não é tão complicado assim. Caso você faça parte da Eduzz, fica ainda mais fácil, já que a plataforma possui uma rede de proteção contra fraudes que é capaz de identificar compras fora dos padrões daquele consumidor, bloqueando possíveis fraudes. O software da Eduzz emite uma notificação quando algo de errado é detectado e a transação não consegue ser autorizada.

Claro que, apesar de toda essa segurança, alguns casos podem passar despercebidos e as fraudes acontecendo, uma vez que são muitos clientes ao mesmo tempo e inúmeros dados para analisar. 

Como a Eduzz funciona através do tráfego de afiliados, é importante que você como produtor tenha algum tipo de contato com ele. Nem sempre isso é viável, mas é uma técnica muito boa para saber como é aquela pessoa e qual o tratamento ela oferece ao seu cliente. 

Tenha referências sobre os afiliados e peça o histórico de vendas dele para armazenar informações sobre ele e os consumidores que já realizaram as compras. Isso pode ser feito por meio da Vitrine de Afiliados Select. Nessa plataforma, todas as conquistas, depoimentos e méritos dos afiliados vão aparecer para você.

Acompanhar a compra e checar se ela chegou ao consumidor final e como chegou também é um ponto importante para evitar as fraudes. Para isso, possua um canal de comunicação eficiente com o cliente, podendo ser e-mail, WhatsApp ou SMS e depois de algum tempo peça um feedback da compra que ele realizou. 

Se você é um afiliado tome mais cuidado para não cair em golpes, já que é você quem vai lidar diretamente com os consumidores. 

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