terça-feira, 23 abril, 24
HomeLifestyleDistúrbios psicológicos na telinha: 5 filmes sobre a temática

Distúrbios psicológicos na telinha: 5 filmes sobre a temática

Apesar de estarmos caminhando para a desmistificação da saúde mental, ainda hoje é difícil entender a realidade das pessoas que sofrem de distúrbios psicológicos. Neste sentido, a abordagem visual é de uma ajuda considerável neste processo de compreensão, trabalhando com mecanismos sociais, reconhecimento de doenças e aceitação social. Neste sentido, separamos 5 filmes que mostram a vida através do olhar de quem sofre com algum transtorno mental.

Confira 5 filmes que falam sobre distúrbios psicológicos.
Confira 5 filmes que falam sobre distúrbios psicológicos. | Foto: Getty Images.

5 filmes que falam sobre distúrbios psicológicos para você assistir

1. Cisne Negro (Star+)

Nina (Natalie Portman) é obcecada pela dança e a crueldade do mundo extremamente competitivo do balé profissional, que não faz nada bem a sua saúde mental. O filme, de apenas 1h e 48 minutos de duração, é intenso, nos proporciona a oportunidade de mergulhar nas descobertas da protagonista a respeito de sua esquizofrenia.

2. Divertidamente (Disney +)

O filme não precisa ser sério ou intenso para falar sobre o psicológico humano. Divertidamente, animação da Pixar é a constatação disso. Vencedor do Oscar de Melhor Animação, essa obra conta como funcionam as emoções de uma garota de 11 anos chamada Riley, que está mudando de cidade, sua primeira grande emoção. Pra deixar o coração quentinho, o filme é divertido e marcante

3. Clube da Luta (Netflix)

Um drama clássico e cult, filmado no ano de 1999. Relata a trama baseada nos comportamentos psíquicos do protagonista, que vive algo muito próximo ao Transtorno Dissociativo de Personalidade (TDP), antes chamado de Transtorno de Personalidade Múltipla, que consiste na presença de duas ou mais personalidades. 

4. Donnie Darko (Amazon Prime Video)

Lançado em 2001, o filme conta a história de um jovem com problemas psicológicos com estágios alucinatórios que tenta resolver os problemas de forma conveniente a sua realidade. A obra retrata a vivência das pessoas inteligentes diagnosticadas com problemas psicológicos lidavam com a vida.

5. Uma Mulher Sob Influência (YouTube)

Essa obra relata o preconceito e o estigma que os pacientes com doenças psicológicas sofrem ao retornar ao convívio social. Mabel, que apresenta problemas emocionais e mentais, retorna ao lar após 6 meses de internação em uma clínica psiquiátrica. No decorrer do filme ela percebe as dificuldades de ser uma ex-paciente da ala psiquiátrica, principalmente por parte de sua família.

Menção especial: O mínimo para viver (Netflix)

Baseado em fatos reais, o filme exibe cenas fortes. Ellen, personagem central da obra, sofre com uma doença que afeta muitas pessoas em todo o mundo: a anorexia. Após várias internações, a protagonista se torna uma pessoa desmotivada, e sua família, tentando salvar sua vida, realiza sua internação em uma clínica que utiliza tratamento não convencional. Um filme intenso, interessante, que aborda a temática com sensibilidade e alerta os telespectadores sobre os perigos da patologia abordada.

___________________________________________

Por Amanda Dias – Fala! Universidade Federal do Tocantins

ARTIGOS RECOMENDADOS