segunda-feira, 24 junho, 24
HomePolíticaDiplomação de Lula reconhece vitória eleitoral; Saiba quando é a posse

Diplomação de Lula reconhece vitória eleitoral; Saiba quando é a posse

Nesta segunda-feira (12), às 14h, acontece a Diplomação de Lula. A cerimônia vai ser realizada na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e representa o reconhecimento da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin nas Eleições de 2022, que derrotaram o adversário e atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

O evento tem duração prevista de 1h30 e, em seguida, espera-se que o novo presidente anuncie os ministros de seu governo. A cerimônia é prevista pelo Código Eleitoral e acontece desde 1946. Participam do evento autoridades como presidente do TSE, Alexandre de Moraes e ministros da Corte.

Diplomação Lula
A cerimônia de Diplomação de Lula reconhece vitória do petista nas urnas. | foto: Montagem/ Instagram

Durante o processo de Diplomação, Lula recebe um diploma que tem o Brasão da República brasileira. O ato reconhece a vitória do candidato e o brasão traz os seguintes dizeres: “Pela vontade do povo brasileiro expressa nas urnas em 30 de outubro de 2022, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República Federativa do Brasil. Em testemunho desse fato, a Justiça Eleitoral expediu o presente diploma, que o habilita à investidura no cargo perante o Congresso Nacional em 1° de janeiro de 2023, nos termos da Constituição”.

A cerimônia de Diplomação estava prevista para o dia 19 de dezembro, mas foi adiantada a pedido de Lula, com o objetivo de conter manifestações antidemocráticas dos opositores.

Diplomação de Lula e posse do cargo da Presidência

Como previsto pela Constituição, o diploma recebido por Lula durante a cerimônia de Diplomação reconhece sua vitória nas urnas e o habilita a tomar posse do cargo a partir do ano que vem. Dessa forma, a posse ocorre no dia 1° de janeiro de 2023, que cai em um domingo.

Segundo a esposa de Lula, Rosângela Silva, as solenidades estão previstas para começar às 12h. O processo conta com uma série de eventos, como o percurso da Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional, o ato de transmissão da faixa do antigo presidente ao novo e a recepção de autoridades nacionais e internacionais.

___________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS