Dicas para estudar bem e não pegar DP na faculdade
Menu & Busca
Dicas para estudar bem e não pegar DP na faculdade

Dicas para estudar bem e não pegar DP na faculdade

Home > Universidades > Dicas para estudar bem e não pegar DP na faculdade

Sabemos que nesse momento estamos em um período de isolamento social em que as nossas aulas presenciais agora se tornar a distância, então, aqui vão algumas dicas para você conseguir se sair bem nesse período e fora dele.

Dicas para não pegar DP na faculdade

1. Aula dada é aula estudada

Sempre preste atenção no que o professor está falando e quando necessário anote alguma coisa e sempre revise as matérias no mesmo dia.

Assim, você elimina a curva de esquecimento que começou a ser estudada em 1885; ela diz que você tem uma melhor retenção do conteúdo se estudar aquilo aprendido nas primeiras 24h.

2. Revise o conteúdo antes de dormir

É melhor revisar a matéria um pouco antes de dormir.

Eu também achava estranho, mas é um fenômeno chamado aprendizado do sono. Quando se estuda mais cansado faz com que ajude o seu cérebro a reter informações.

3. Faça conexões entre assuntos

Você pode pegar fatos históricos e fazer conexões com outras coisas que aconteceram naquele ano.

Para mim, particularmente, funciona pensar em coisas ou artistas que eu gosto. Como o Muro de Berlim que caiu em 1989, ano em que Taylor Swift nasceu. Ou se você for com música pode fazer como a Miley em Hannah Montana com a Dança dos Ossos.

4. Tente não ler a matérias, mas relembrar

https://gph.is/g/ZWdK7DK

Esse método foi proposto por um professor no EUA. Quando você lê o que escreveu, você tende a achar que domina o conhecimento. Mas, quando você faz o processo de lembrar, você consegue descobrir o que ainda não entendeu.

5. Ensine os seus colegas

Pode parecer bobagem, mas isso realmente ajuda a gravar o conhecimento da matéria. Quando você explica para alguém, você se ouve falar e o conteúdo fixa mais, além de te obrigar a ler o material e pensar em novas formas de explicar.

6. Planeje sua semana de estudos

https://gph.is/g/aeBJzPq

A maioria está tendo aula EAD e as atividades são várias, sem contar com quem faz home office do estágio.

Organize seu horário e sua semana de acordo com o momento que você é mais produtivo. Veja no começo da semana todas as atividades passadas e seus prazos de entrega, assim você consegue se planejar para não ficar sobrecarregado.

7. Faça uma pausa se sentir que é necessário

https://gph.is/g/4VA6ggZ

Esse clima de isolamento não é fácil, ainda mais quando se tem mil coisas para fazer ou se sente enclausurado, que não consegue render em nada.

Faça um pouco por dia das tarefas e, se necessário, faça alguma pausa para beber água, olhar a rua da janela da sua casa, fazer algum alongamento e respire fundo. Sabemos que não é fácil e nem sempre rende.

8. Não coloque pressão sobre si

https://gph.is/g/aXY0rgW

Estamos em um momento de caos em que nenhuma universidade, por melhor que ela seja, estava preparada para fazer o presencial se tornar EAD.

Então, não coloque pressão sobre si. Faça o que pode e como consegue, converse com seus colegas e professores, eles vão tentar te ajudar na medida do possível.

Essas são só algumas dicas, há quem prefira o material impresso, quem tem que escutar e ler para entender, aqueles que só conseguem se concentrar com uma música. Mas é o que me ajuda quando eu preciso estudar e, atualmente, no sétimo semestre da faculdade, eu nunca peguei uma DP.

_____________________________________
Por Isabela Bumerad – Fala! Mack

Tags mais acessadas