Dicas de como se destacar academicamente
Menu & Busca
Conheça algumas dicas para você se destacar e se tornar o melhor aluno do curso

Conheça algumas dicas para você se destacar e se tornar o melhor aluno do curso

Home > Universidades > Conheça algumas dicas para você se destacar e se tornar o melhor aluno do curso

Quando o assunto é vida acadêmica, sempre nos deparamos com diversos desafios, como a preocupação em como se destacar academicamente e manter sempre as melhores notas.

Com o decorrer dos semestres do curso, os alunos precisam aprender a sempre manter um certo equilíbrio entre sua vida social, o seu emprego e os estudos, mas isso nem sempre é fácil.

Por esse motivo, muitos usam dicas e ferramentas para sempre saber como se destacar mais e mais na sala de aula e como ser aluno destaque entre os outros de sua turma.

Quer aprender a como se destacar na escola ou universidade? Siga essas dicas!

O que é ser aluno destaque e como se destacar?
O que é ser aluno destaque e como se destacar? | Foto: Unsplash.

O que fazer para se destacar nas aulas?

É uma crença comum de muitas pessoas que, quando entrarem na universidade, não terão mais problemas, que já vão saber como se destacar academicamente e sempre estarão em festas. Porém, a realidade na verdade é outra. 

Não é raro que todos os calouros já entendam e percebam a concorrência do mercado de trabalho, assim que entram na faculdade, e a razão disso é que ter um conhecimento teórico é importante, mas não é apenas isso que vai fazer com que você saiba como se destacar no mercado de trabalho e conseguir uma boa colocação.

Por esse motivo, é preciso sempre tomar atitudes e ações para garantir que você saiba como se destacar e ser um bom aluno, para que seja uma opção viável a todas as indicações de estágio, empregos e muitas outras oportunidades futuras.

Saber como se destacar e realmente ser um aluno destaque entre outros de um curso não é algo fácil. Ser o melhor aluno pode não ser tão fácil quanto era antes na época da escola, já que só notas não são o suficiente para isso. Fora as notas, você também deve investir em outros projetos que são extracurriculares e sempre demonstrar um interesse genuíno nas aulas do curso, já que você escolheu estar lá.

Sendo assim, no próximo tópico, tire todas as suas dúvidas de como se destacar e veja algumas dicas para colocar isso em prática!

Dicas práticas para se destacar academicamente

Confira, a seguir, dicas para você saber como se destacar!

Ter uma rotina de estudos fixa

Um dos grandes filósofos adeptos ao existencialismo, Jean Paul Sartre, deixou registrado em seus escritos que o homem é livre para escolher e que, com a liberdade dada, ele pode construir a sua vida, os seus objetivos e os seus valores.

Durante sua vida acadêmica, você recebe inúmeras opções do que pode ser feito, então você deve ter disciplina para estudar com mais foco, ao invés de ir a um bar com os seus colegas, o que pode ser um fator determinante na busca de aprovação acadêmica e aprender a como se destacar.

As suas ações uma hora podem virar hábitos e os seus hábitos são os responsáveis por moldar o seu destino, fazendo com que seja capaz de focar mais e garantir que você sempre saiba como se destacar, tendo um espaço diário em sua agenda para a leitura de textos ou livro indicados, realização de trabalhos ou exercícios para compor a nota.

Sempre manter as anotações em dia

Esse é um dos passos mais importantes para aprender a se destacar. Existem todos os tipos possíveis de professores, então você vai se deparar com aqueles que sempre passam toda a matéria na lousa, aqueles que disponibilizam no portal da faculdade e aqueles que apenas falam e raramente usam a lousa.

Por esse motivo, você precisa desenvolver a habilidade de sempre escrever enquanto o professor dá a sua aula, anotando sempre de forma rápida as informações mais importantes.. Logo no início, esse passo para aprender a como se destacar pode ser difícil, mas com o passar do tempo e prática acumulada, você pode aprender a anotar mais rápido e também a decidir o que é mais importante.

Essas anotações podem servir de guia para os seus estudos antes de uma prova, assim você sempre terá um bom material para recapitular as informações mais importantes da matéria.

Montar grupos online destinados a estudos

No caso de aulas EAD, você pode formar grupos de estudos virtuais, dessa forma você e seus colegas podem sempre ter a companhia uns dos outros e estudar mais. A internet conta com várias ferramentas que servem para conectar as pessoas, então você pode conseguir aproveitar as facilidades para montar um grupo de estudos on-line com seus amigos.

Converse com os seus colegas e indique a ideia do grupo de estudos on-line, assim cada um vai poder estudar de sua casa, porém de forma conjunta, compartilhando materiais, dicas de estudo e muito mais.

Dessa forma, todos aprendem a como se destacar e aumentam a média da sala de forma prazerosa.

Usar a técnica Mnemônica

Essa técnica é responsável por reunir diversas práticas para criar alguns gatilhos mentais. Esses truques são responsáveis por estimular a sua memória, fazendo com que as informações adquiridas fiquem em sua memória por muito mais tempo.

Uma prática disso são os acrônimos. Durante nossa rotina e dia a dia, os acrônimos são usados de forma que seja possível abreviar nomes de organizações e de termos, criando siglas que são compostas pela primeira letra de cada uma das palavras. Um exemplo disso é a sigla LER, que serve para representar o caso de Lesão por Esforço Repetitivo.

Estar sempre aberto a feedbacks tanto positivos quanto negativos (H4)

Um curso de graduação é um lugar em que podem acontecer amplos debates e discussões sobre os mais variados temas. Muitas vezes, as suas opiniões e desempenhos poderão ser criticados tanto por outros alunos quanto por seus professores. Porém, isso não significa que essas críticas devem ser tomadas de forma negativa. Ao invés de se chatear pelo feedback, procure pensar em como você pode usar ele para melhorar a sua performance e o seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional.

Quer saber mais sobre como se destacar no ambiente acadêmico? Visite a página da Educação do Futuro e confira!

Tags mais acessadas