quarta-feira, 17 abril, 24
HomeCulturaDia Nacional do Livro Infantil: 5 livros para apresentar às crianças

Dia Nacional do Livro Infantil: 5 livros para apresentar às crianças

Nesta terça-feira (18), é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, data que busca exaltar a literatura infantil nacional. O dia foi escolhido por ser aniversário de Monteiro Lobato (1882-1948), escritor considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Para comemorar essa data tão importante para a cultura brasileira, conheça a seguir 5 livros para apresentar a literatura infantil para as crianças:

Dia Nacional do Livro Infantil
Conheça livros para apresentar às crianças neste Dia Nacional do Livro Infantil. | Foto: Montagem/ Pexels

5 livros infantis para ler no Dia Nacional do Livros Infantil

1) Amoras

Amoras é um livro de Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida. A obra infantil explora a importância de nos reconhecermos em pequenos detalhes no mundo em que estamos inseridos e de nos orgulharmos de quem somos. O rapper se inspirou na música ‘Amoras’ para escrever o livro.

2) Flávia e o Bolo de Chocolate

Um livro de Miriam Leitão, Flávia e o Bolo de Chocolate acompanha os questionamentos da pequena Flávia, que busca entender por que sua pele escura é tão diferente da sua mãe branca. A obra trabalha com a questão da adoção e traz debates raciais de maneira lúdica para as crianças.

3) O Menino que Quase Virou Cachorro

Em O Menino que Quase Virou Cachorro, a autora Ruth Rocha traz a história do menino Miguel, explorando sua relação com os pais. Assim, a obra propõe uma reflexão sobre a importância das relações familiares, amizade e o diálogo.

4) Gildo

Escrito por Silvana Rando, o livro Gildo acompanha um elefante muito corajoso, que está sempre pronto para enfrentar aventuras, como andar de montanha-russa, assistir filmes de terror e até cantar em público. Mas como todos nós, Gildo também tem um medo: festa de aniversário infantil. E sempre quem é convidado para a festinha de um amigo não consegue pregar os olhos na noite anterior.

5) A Terra dos Meninos Pelados

A Terra dos Menino Pelados é uma obra infantil de Graciliano Ramos, que aborda a história de Raimundo, um menino careca que tem um olho azul e outro preto. Por ser diferente dos outros, seus vizinhos não falam com ele. De maneira lúdica, um dos maiores nomes da literatura brasileira traz reflexões sobre as diferenças em nossa sociedade.

__________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS