Dia das Crianças: Ideias de presentes para brincar em casa na quarentena
Menu & Busca
Dia das Crianças: Ideias de presentes para brincar em casa na quarentena

Dia das Crianças: Ideias de presentes para brincar em casa na quarentena

Home > Lifestyle > Dia das Crianças: Ideias de presentes para brincar em casa na quarentena

Na data 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Confira ideias de presentes divertidos para ajudar no desenvolvimento das crianças na quarentena

Dia das Crianças
Dia das Crianças: Confira ideias de presentes. | Foto: Reprodução.

Dia das Crianças: Como comemorar a data visando recreação e desenvolvimento

O Dia das Crianças é uma data comemorativa que visa exaltar a infância. Em 2020, por conta da pandemia, passeios para parques, restaurantes, shoppings, viagens e outros lugares se tornaram opções inviáveis para festejar o dia, mas ainda existem alternativas que podem fazer com que o dia 12 de outubro seja marcante para toda a família.

Para além da recreação, ou seja, a diversão e o lazer, é necessário atentar-se para o desenvolvimento infantil em tempos de quarentena. A pedagoga e escritora de literatura infantil, Ivone Marques, comenta sobre a necessidade da interação entre os familiares e suas crianças para o desenvolvimento dos mais novos na quarentena.

A quarentena pressupõe isolamento e, como nesse período a criança está isolada de seus amigos da escola e de seus amigos do bairro, a interação com os familiares é um fator muito necessário para o desenvolvimento da criança, pois ela precisa dessa troca.

Relata Ivone ao Fala! Universidades.

No entanto, a recreação e o desenvolvimento podem andar juntos durante as brincadeiras, trazendo lazer e interação da criança com seus pais, irmãos, amigos e familiares. Confira algumas dicas de presentes para divertir as crianças e estimular suas capacidades cognitivas:

Presentes para crianças de 0 a 4 anos

Nesta idade, a criança está desenvolvendo os seus sentidos, então os presentes com diferentes texturas e gostos podem deixar os pequenos bem felizes. Uma ideia de presente para crianças nessa idade são massinhas: você mesmo pode fabricar uma massinha caseira com alimentos, dessa forma, a criança poderá colocar o presente na boca sem problemas!

Apostar na arte também pode ser uma opção. Cadernos de desenho, telas de pintura e tintas naturais, feitas com comidas, ajudarão a criança a se expressar e usar sua imaginação.

Blocos de construção, como lego, também ajudam no desenvolvimento e estimulam a criatividade. Para ajudar no raciocínio, brinquedos como quebra-cabeça e brinquedos de encaixe são ótimos para o processo de crescimento.

Presentes para crianças dos 5 aos 10 anos

Para crianças mais velhas, ótimas opções de presentes para brincar em casa são jogos de tabuleiro, como Detetive, Banco Imobiliário, Uno, entre outros. Um jogo divertido que fará a criança movimentar o corpo e atrairá risadas de toda família é o Twister.

Outra opção divertida para o Dia das Crianças são arminhas de água que, além de divertir, estimulam o contato entre irmãos ou pais e filhos, também ajuda a refrescar no calor. Uma alternativa mais em conta para essa brincadeira é pegar bexigas de água e fazer uma guerra de água com toda família.

Cordas, bambolês, bolas, bicicletas, patins, entre outros materiais esportivos também são alternativas saudáveis de presentes para o Dia das Crianças.

Tags mais acessadas