Dia da Consciência Negra: Entenda o feriado do dia 20 de Setembro
Menu & Busca
Dia da Consciência Negra: Entenda o feriado do dia 20 de Novembro

Dia da Consciência Negra: Entenda o feriado do dia 20 de Novembro

Home > Entretenimento > Cultura > Dia da Consciência Negra: Entenda o feriado do dia 20 de Novembro

O Dia da Consciência Negra, também conhecido como Dia de Zumbi dos Palmares, é comemorado no dia 20 de novembro e foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, no dia 10 de novembro de 2011. O feriado remete a morte do Zumbi dos Palmares, importante figura de resistência negra na época do Brasil Colonial, além de a ocasião aclamar a inserção do negro na sociedade brasileira.

A INVISIBILIDADE DO NEGRO NAS ARTES BRASILEIRAS

negra
Dia da Consciência Negra

VEJA COMO SERIAM OS DESENHOS MAIS FAMOSOS SE ELES FOSSEM NEGROS

20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

O primeiro Estado a considerar o Dia da Consciência Negra um feriado foi o Alagoas, em 1955, terra natal do Zumbi Dos Palmares. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado (MNU) no país, e transformou a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados

A data passou a ser um feriado escolar em 2003 e oito anos depois, em 2011, a então presidente Dilma Rousself deu âmbito nacional a data. O Dia Da Consciência negra é um feriado comemorado em cerca de mil cidades em todo o Brasil. Nos estados do Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro o Dia de Zumbi dos Palmares é reafirmado através de decretos estaduais.

PESQUISA APONTA AUMENTO DE HOMICÍDIO DE NEGROS NO BRASIL

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Líder do Quilombo dos Palmares, sociedade formada por escravos fugitivos das fazendas, tornando o Zumbi dos Palmares uma figura referência na luta contra a escravidão. Tendo por volta de trinta mil habitantes enquanto Zumbi foi líder, nos quilombos, os negros viviam livres, produzindo tudo o que precisavam para sobreviver.

dia da consciencia negra
Dia de Zumbi dos Palmares

O NEGRO NO FUTEBOL BRASILEIRO, UMA REALIDADE GLAMOUROSA E SUJA

Zumbi dos Palmares foi assassinado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, após uma guerra entre os portugueses e os escravos refugiados no quilombo. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695, após ser traído por ex-companheiro e entregue aos bandeirantes.

0 Comentários

Tags mais acessadas