Desodorante faz mal à saúde? Entenda mais!
Menu & Busca
Desodorante faz mal à saúde? Entenda mais!

Desodorante faz mal à saúde? Entenda mais!

Home > Lifestyle > Saúde > Desodorante faz mal à saúde? Entenda mais!

Os desodorantes, alguns deles antitranspirantes, são formados por substâncias como propileno glicol, parabeno, alumínio, triclosan e algumas fragrâncias. Não são nomes muito comuns ao cotidiano da maioria das pessoas, por isso, é melhor entendê-los de uma maneira mais específica.

Desodorante faz mal à saúde? Entenda mais!
Desodorante faz mal à saúde? Entenda mais!

O propileno glicol age como antiaglomerante e compõe alimentos em pó, cosméticos e medicamentos como solvente. Nos testes em humanos, foram relatados problemas como danos ao sistema nervoso central por ingestão oral. Em experiências na pele, não foram encontrados efeitos negativos muito significantes.

Existem vários tipos de parabenos e eles estão relacionados à conservação dos cosméticos, como os desodorantes. Já foram relatadas em algumas pesquisas científicas as possibilidades da substância estar relacionada ao surgimento de câncer e ao envelhecimento precoce.

Produtos cosméticos que contêm alumínio estão relacionados ao surgimento de problemas hormonais, câncer de mama, Parkinson e Alzheimer. A utilização deste elemento químico faz com que ele penetre na pele e atinja o sistema circulatório.

O triclosan é capaz de inibir o crescimento de bactérias, fungos e vírus. Está presente não só em desodorantes, como também em pastas dentais, sabonetes, antissépticos, pesticidas e embalagens de plástico. Alguns problemas causados pelo seu uso são: desregular hormônios, afetando até mesmo a tireoide; aumentar a resistência bacteriana e retardar o funcionamento de músculos como o coração.

Em meio aos malefícios, o que fazer?

Desodorante faz mal à saúde? Entenda mais!
Fragrâncias de flores podem ser utilizadas em desodorantes

Utilizar leite de magnésio e bicarbonato de sódio como desodorantes são boas alternativas, pois são substâncias básicas que neutralizam o mau cheiro provocado por ácidos carboxílicos. Algumas versões no mercado, principalmente as veganas, são mais naturais. Faça um teste!

Referências: Informações sobre cosméticos – European Comissin ; Agency for Toxic Substances and Disease Registry Division of Toxicology and Environmental Medicine – Atlanta; Antiperspirants and Breast Cancer Risk; Public Health Statement for Aluminum; Conversão do biocida triclosan catalisada por enzimas oxidativas e avaliação da remoção da atividade antibacteriana – UFRJ.

Tags mais acessadas