David Bowie: 5 curiosidades sobre 'o camaleão do rock' do século XX
Menu & Busca
David Bowie: 5 curiosidades sobre ‘o camaleão do rock’ do século XX

David Bowie: 5 curiosidades sobre ‘o camaleão do rock’ do século XX

Home > Entretenimento > Música > David Bowie: 5 curiosidades sobre ‘o camaleão do rock’ do século XX

David Bowie, “o camaleão do rock”, foi um dos maiores nomes da música mundial. Conhecido por transgredir costumes e ousar desafiar os padrões de sua época, com uma carreira – e vida – repletas de curiosidades, David coleciona também inúmeras polêmicas.

David Bowie
David Bowie, o cameleão do Rock. | Foto: Reprodução.

As 5 curiosidades importantes sobre David Bowie

O sobrenome ‘Bowie’

Nascido David Robert Jones, Bowie escolheu seu sobrenome artístico em referência a uma marca de facas. Além de gostar da forma que o sobrenome soa, Bowie temia que, ao usar o nome de batismo, o confundissem com o também músico David Jones, da banda The Monkees. 

O Raio de David Bowie

O raio, certamente, é uma das características mais marcantes de Bowie. Sua primeira aparição foi no disco Aladdin Sane, de 1973. Na capa do álbum, o rosto de Bowie está coberto por um raio que o divide ao meio. O trocadilho é que o nome do álbum pode ser traduzido como “terra insana”, e o mesmo teria sido produzido por uma das personagens polêmicas de Bowie, Ziggy Stardust. Ziggy estaria dividido entre a vida na Grã-Bretanha e na América do Norte, assim como o rosto de Bowie partido ao meio na capa. 

Um não-cavaleiro

Bowie recusou ser nomeado “Sir” pela coroa britânica em 2003. O título de cavaleiro da rainha é uma das mais altas honrarias que um cidadão do Reino Unido pode receber. Bowie não se curvou a rainha e mais tarde declarou sobre o título: “não sei para que serve”.

Pupilas dilatadas

Muito se diz sobre a cor dos olhos do músico. A ideia de que Bowie possui heterocromia, condição em que os olhos possuem cores diferentes, é muito difundida ao redor do mundo; mas não é verdade. O fato é que, na adolescência, o camaleão do rock se envolveu em uma briga no colégio, levando um soco no olho esquerdo.

O golpe forte fez com que Bowie tivesse de realizar diversas cirurgias, mas nunca recuperou totalmente a visão. O músico acabou desenvolvendo anisocoria, condição em que uma das pupilas é mais dilatada que a outra e impede que a íris reflita a mesma cor nos dois olhos.

Provedor de internet

Em 1998, acreditando no potencial da internet, Bowie lançou seu próprio provedor. A BowieNet oferecia uma série de vantagens aos fãs do cantor e chegou a ter 100 mil clientes, que, aos poucos, foram abandonando o provedor de internet discada e abraçando a banda larga.

_______________________
Por Daniela Oliveira – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas