Curiosidades sobre o maior museu de astronomia do mundo
Menu & Busca
Curiosidades sobre o maior museu de astronomia do mundo

Curiosidades sobre o maior museu de astronomia do mundo

Home > Entretenimento > Cultura > Curiosidades sobre o maior museu de astronomia do mundo

Inaugurado em julho de 2021, o Shangai Astronomy Museum (SAM) é o maior museu de astronomia do mundo. Localizado na maior cidade da China, Xangai, o museu chama atenção pela sua diferente estrutura arquitetônica, que foi construída sem linhas ou ângulos retos, para que os visitantes tivessem uma imersão sobre a geometria dos cosmos.

museu de astronomia
Vista aérea do Shangai Astronomy Museum, 2021. Foto/ Reprodução: Ennead Architects/Getty Images

Shangai Astronomy Museum: o maio museu de astronomia do mundo

O Museu, que foi desenvolvido pela empresa norte-americana Ennead Architects, possui 420.000 m2 e abriga exposições, um planetário, um observatório e um telescópio solar com mais de 25 metros de altura.

Ganhadora do concurso internacional de arquitetura em 2014, a Ennead foi escolhida por conta do seu projeto mais inspirador durante a competição.

“Nós realmente pensamos que poderíamos alavancar a arquitetura para trazer um impacto incrível a toda essa experiência”, relata Thomas Wong, designer-chefe do museu e sócio da empresa. O SAM também funciona como uma filial do Shanghai Science and Technology Museum

A ideia de Wong era, por meio da geometria do museu, evidenciar a maneira como as coisas no universo estão sempre em movimento. Segundo ele, os traços do construção também receberam influência do chamado “problema dos três corpos”, o que acontece por conta da dificuldade matemática de definir as relações gravitacionais que ocorrem entre três corpos, por exemplo, planetas, luas e estrelas. O SAM têm três estruturas que recebem bastante destaque. Cada uma dessas estruturas proporciona uma experiência diferente ao visitante.

museu de astronomia
Atração “Oculus”, que fica na entrada do Museu e indica horário e estação com base no Sol. Foto/ Reprodução: Ennead Architects.

Além de contar com exposições temporárias em ambientes imersivos, a coleção fixa possui obras de Galileu Galilei, Johannes Kepler, Isaac Newton e outros grandes astrônomos históricos. No link abaixo, você pode ter a experiência de fazer um passeio virtual por dentro das estruturas do Museu.

_______________________________________
Por Maria Paula Soares Alves – Fala! Universidade de Franca

Tags mais acessadas