Há pouco tempo foi lançado o documentário na Netflix Dentro da Mente de um Gato, o que para os gateiros de plantão, respondeu diversas dúvidas sobre os comportamentos dos felinos. A seguir, abordaremos 5 das mais diversas curiosidades desses bichinhos:
1. Gatos domésticos vivem mais
Um fato é que os felinos domésticos vivem bem mais que os da rua, pois sua falta de contato com o mundo externo evita a proliferação de doenças, acidentes e maus tratos. Então, se você tem ou pretende adotar um bichano, certifique-se de telar devidamente sua casa para evitar futuros acidentes.
2. Gatos passam a maior parte da vida dormindo
Por mais engraçado que isso seja, ainda é um fato que os gatos são capazes de dormir até 16 horas por dia. Isso quer dizer que se o seu gato viveu 9 anos, apenas 3 foram com os olhos abertos.
3. São mais leais do que você imagina
Gatos se apegam aos donos e, diferente dos cães, dificilmente irão interagir com visitas, provavelmente ficarão em algum lugar alto para apenas observar de longe ou ficarão escondidos.
4. O ronronar faz bem para a saúde dos tutores
Seu ronronar é um forte aliado para a nossa saúde, além de terapêutico. Isso porque alguns cientistas acreditam que vibrações fracas, entre 18 Hz e 38 Hz, podem auxiliar nosso organismo, inclusive potencializando a recuperação de tecidos e ossos.
5. Gostam de uma rotina
Os felinos são animais extremamente metódicos, não são muito fãs de mudanças, ainda mais sem um preparatório prévio. São apegados aos seus ambientes e seus pertences devem estar sempre no mesmo lugar. Assim, caso uma mudança ocorra de repente, isso pode causar estresse e abaixar a imunidade do felino.
__________________________________________________
Por Brenda Cristh – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul