O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, solicitou ontem (5) que a Bienal do Livro recolhesse um livro que está disponível nos estandes do evento. O romance gráfico (graphic novel) ‘Vingadores, a cruzada das crianças’ contém uma cena gay, em que dois personagens homens se beijam.
VINGADORES: ULTIMATO – CONVERSAMOS COM JUDIANNA MAKOVSKY, A FIGURINISTA DO FILME
Crivella
Em um vídeo em seu Twitter, Crivella diz que a a prefeitura determinou que os organizadores da Bienal recolhessem o livro que, de acordo com ele, traria conteúdo sexual para menores. A Bienal se recusou a retirar os livros.
Esse livro, que foi denunciado na internet, traz conteúdo sexual para menores. Livros assim precisam estar embalados em plástico preto lacrado avisando o conteúdo. Portanto, a Prefeitura do Rio de Janeiro está protegendo os menores da nossa cidade.
VINGADORES: ULTIMATO – SAIBA QUEM É MENINO MISTERIOSO NA CENA FINAL
Livro dos Vingadores contém cena gay
A denuncia citada por Crivella foi de uma mãe que comprou o livro para o filho e fez uma reclamação na internet, que repercutiu na rede.
O livro de Allan Heinberg e Jim Cheng fala sobre os Jovens Vingadores e, dentro da trama, estão os personagens Wiccano e Hulkling, que são namorados. Confira uma cena contida no livro do casal que gerou a polêmica:
Outros estandes da Bienal repudiaram a fala de Crivella e se posicionaram, nas redes sociais, contra a retirada dos livros do evento:
Funcionários da Secretaria de Cultura do município percorrem os estandes avisando que a Secretaria de Ordem Pública fará uma “vistoria” geral para identificar qualquer livro que contenha cenas “eróticas ou homossexuais” e não esteja lacrado e sinalizado como “conteúdo impróprio”.
Publicou a livraria Leonardo da Vinci no Facebook
A Leonardo da Vinci está nos estandes da Todavia e da Penguin e essa é a nossa exposição agora em protesto à tentativa de naturalização da censura que assistimos no país.
Nosso absoluto repúdio a mais essa violência.
Nota da Bienal do Livro
A Bienal do Livro, que em 2019 está acontecendo no Rio de Janeiro, publicou uma nota afirmando que não irá recolher os livros e que dará voz a todos os públicos, sem distinção.
Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.”
Livro dos vingadores que gerou polêmica já está esgotado na Bienal
O livro em história em quadrinhos teve todas as suas cópias vendidas 40 minutos depois da abertura do evento.
O fato do gibi trazer cena dos personagens se beijando, estando completamente vestidos e sem fazer o ato sexual, despertou na internet uma discussão sobre a homofobia.