Jane Austen é conhecida mundialmente por seus romances de época que trazem protagonistas interessantes e mocinhos que fazem qualquer um se apaixonar. As adaptações de suas obras também são bastante famosas e costumam resultar em opiniões fortes dos fãs, que amam ou odeiam as produções. Para Persuasão (2022) o feedback foi o pior.
‘Persuasão’ é uma boa comédia romântica, mas uma má adaptação
Protagonizado por Dakota Johnson, famosa pela franquia Cinquenta Tons de Cinza, Persuasão gira em torno de Anne Elliot, uma jovem que foi persuadida a desistir do homem que amava por conta de suas condições financeiras e posição social e, por causa disso, passou seus últimos oito anos se lamentando, sofrendo pela escolha. Até que Frederick Wentworth, seu amado, retorna para sua cidade, desta vez como um marinheiro bem-sucedido.
O romance adaptado pela Netflix quebra a quarta parede e conta a história de uma forma descontraída e com muito bom humor.
As roupas e cenários característicos de romance de época também são destaques positivos, tornando a estética do filme agradável.
Persuasão se passa facilmente por uma comédia romântica de época. Entretanto, os que apertaram o play esperando por uma adaptação interessante, ficaram bastante decepcionados.
O filme Persuasão deixa de lado diversas características importantes para a obra no geral. A personalidade da protagonista é uma delas. Anne Elliot é bastante tímida no livro, já no filme ela se mostra um tanto desinibida, o que acaba prejudicando o desenrolar da história como deveria.
Essa e outras discrepâncias levaram os fãs da autora a criticar duramente o filme da Netflix, dirigido por Carrie Cracknell.
Diferenças entre o filme e o livro
O filme é criticado especialmente por aqueles que leram o livro e notaram algumas diferenças cruciais entre os dois.
A história contada em primeira pessoa e a quebra da quarta parede, junto com a personalidade da protagonista, são as diferenças mais gritantes da obra.
O livro conta com poucos diálogos e é bastante introspectivo, portanto esse foi um recurso encontrado por Carrie Cracknell para contar a história.
Outra mudança um tanto drástica da adaptação é a do tom da narrativa. O livro é muito mais sério, não tem nem de longe o aspecto de comédia romântica do filme da Netflix.
O romance entre Anne e Sr. Elliot também é diferente no livro. Na obra escrita por Jane Austen a protagonista nunca pensou em se casar com ele, seu coração sempre esteve com Wentworth.
Mas, essas são diferenças que são perceptíveis apenas para quem leu o livro ou já viu conteúdos sobre.
Portanto, se você está procurando por uma comédia romântica para sofrer e se apaixonar, saiba que Persuasão é uma excelente opção para isso, apesar de muitos preferirem que esse filme nunca tivesse sido produzido.
__________________________________________
Por Bianca Sousa – Redação Fala!