Criação de sites profissionais: Crie seu primeiro site de sucesso do zero
Menu & Busca
Criação de sites profissionais: aprenda a começar do zero

Criação de sites profissionais: aprenda a começar do zero

Home > Notícias > Mercado > Criação de sites profissionais: aprenda a começar do zero

A criação de sites profissionais são fundamentais para uma maior visibilidade da sua empresa através da web, o que possibilita maiores conquistas quanto ao número de clientes. Um site profissional é como uma vitrine para o seu negócio, pois nele todas as informações estão reunidas para o seu público-alvo. 

Além do aumento da visibilidade à marca, a criação de sites profissionais também facilita o atendimento ao cliente, que ao entrar em contato com a empresa consegue esclarecer suas dúvidas. 

Ao longo da matéria, você verá qual a importância da criação de sites profissionais, como criar site profissional do zero e algumas dicas para quem está começando a criação de site. Continue a leitura!

Seja uma empresa que cria site e traga mais visibilidade ao seu negócio.
Seja uma empresa que cria site e traga mais visibilidade ao seu negócio. | Foto: Freepik

Por que é importante ter um site profissional?

A maior importância da criação de sites profissionais é pelo simples fato de que as pessoas estão cada vez mais susceptíveis a encontrar empresas que possuem presença nos meios digitais.

Muitas vezes, antes de realizar uma compra, a maioria das pessoas acabam fazendo uma pesquisa online referente ao produto ou serviço desejado. Se você ainda não tem um site, está perdendo não só a oportunidade de ser encontrado através de buscas, mas também todo esse potencial de negócio. 

Ainda que os usuários não comprem seu produto online, pelo menos terão a pesquisa como referência para depois irem até o seu local físico – ou até fechar negócio com você futuramente. A criação de sites profissionais gera muita credibilidade para a empresa. Fora que a internet já é parte da rotina das pessoas. 

Além dos computadores, o ambiente virtual está na palma da mão e com fácil acesso através dos celulares, o que facilita muito o processo de busca em segundos, em que as pessoas procuram por empresas, serviços, dúvidas, produtos, entre outros.

Como criar um site profissional do zero?

Agora que você já entendeu a importância da criação de sites profissionais, siga alguns passos para a criação de sites profissionais do zero:

1. Escolha o domínio do site

O domínio é o nome da empresa no mundo virtual. É importante que você faça a escolha de um nome forte, exclusivo e fácil de ser lembrado, o que facilita a busca do seu negócio na web.

2. Crie um e-mail profissional para sua empresa

Não é adequado trocar e-mails de documentação, contratos e informações profissionais através do seu e-mail pessoal, o que causará muita desorganização. A partir da criação do site, crie seu e-mail profissional.

3. Escolha um serviço de hospedagem

A hospedagem de um site é como se fosse um terreno em ambiente virtual. É importante que você escolha um serviço seguro e capaz de publicar conteúdos diversificados.

4. Preze pela segurança do seu site

Assim como qualquer outro investimento, a segurança é fator primordial. Uma das primeiras coisas a se pensar é a instalação de plugins, como o CDN – uma espécie de filtro que afasta possíveis invasores e permite que apenas visitantes e mecanismos de busca naveguem pelo seu site.

5. Escolha um bom criador de site

Essa é uma decisão que pode fazer toda a diferença no processo de criação de sites profissionais. É nessas horas que você pode contar com o Projeto Web.

6. Escolha o CMS adequado para a criação de sites profissionais

O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) é a ferramenta responsável por gerenciar o conteúdo do seu site. Além de ajudar na administração, ele também promove a rapidez do site, o que melhora a navegabilidade.

7. Defina o template ideal

Um site profissional precisa de uma boa aparência. Invista em uma equipe de design para montar um site atrativo e de aspecto profissional.

8. Aplique ferramentas e técnicas SEO

É mais comum que as pessoas procurem um produto ou serviço através das buscas no Google. Daí a importância de estar bem posicionado e ficar nas primeiras páginas. Isso só é possível graças às técnicas de SEO – Otimização para Mecanismos de Busca.

9. Integração com as mídias sociais

Uma das formas mais simples e rápidas de levar seus clientes até os perfis de redes sociais da empresa é adicionando no site os ícones sociais que linkam direto para os perfis.

Dicas para quem está começando!

Agora que você já sabe a importância da criação de sites profissionais e como criar o seu, acompanhe essas dicas para quem está começando agora:

Crie um site com qualidade

Se você já tomou a decisão de criar um site, é sinal que você já quer ser diferenciado no mercado. Basta ter um site de qualidade que você ficará na frente de muitos concorrentes.

Site responsivo

A maioria das pessoas que acessarem o seu site fará isso através de dispositivos móveis. O termo “responsivo” é utilizado para todos os sites que foram feitos para rodar bem em qualquer dispositivo.

Design e usabilidade

Além de ser uma aparência agradável, é ótimo quando o site é fácil e simples de navegar. Por isso a importância da arquitetura do site, o que definirá quantas páginas serão criadas, o posicionamento de cada uma delas, como funcionará o menu principal, entre outros. Só depois de ter esses fatores definidos é que se parte para a etapa do web design.

Conteúdo

Para atrair cada vez mais usuários, é preciso que o site seja atrativo. É através dos textos que os robôs de busca vasculham a web atrás de conteúdos relevantes. Daí a importância de se ter um ótimo artigo em seu site, pois os buscadores encaminharam mais clientes para a sua plataforma.

Questões técnicas

Confira, abaixo, quais são:

Domínio

É preciso ser um domínio, que é aquele endereço do seu site na web, por exemplo: www.exemplo.com.br.

Hospedagem

Outra questão importante na criação de sites profissionais é a necessidade do site ser hospedado em algum lugar, que seja a empresa de hospedagem. Essa empresa ficará responsável por guardar a estrutura do seu site.

Profissionais

São necessários pelo menos três profissionais para a criação de sites profissionais: web design, redator SEO e programador. Esse trio é capaz de tirar as ideias do papel e construir um belo site.

Gostou do conteúdo? Para mais informações sobre a criação de sites profissionais, acesse o Projeto Web.

_________________________________________________

Por Ananda Miranda – Fala! Cásper

Tags mais acessadas