A criação de sites profissionais são fundamentais para uma maior visibilidade da sua empresa através da web, o que possibilita maiores conquistas quanto ao número de clientes. Um site profissional é como uma vitrine para o seu negócio, pois nele todas as informações estão reunidas para o seu público-alvo.
Além do aumento da visibilidade à marca, a criação de sites profissionais também facilita o atendimento ao cliente, que ao entrar em contato com a empresa consegue esclarecer suas dúvidas.
Ao longo da matéria, você verá qual a importância da criação de sites profissionais, como criar site profissional do zero e algumas dicas para quem está começando a criação de site. Continue a leitura!
Por que é importante ter um site profissional?
A maior importância da criação de sites profissionais é pelo simples fato de que as pessoas estão cada vez mais susceptíveis a encontrar empresas que possuem presença nos meios digitais.
Muitas vezes, antes de realizar uma compra, a maioria das pessoas acabam fazendo uma pesquisa online referente ao produto ou serviço desejado. Se você ainda não tem um site, está perdendo não só a oportunidade de ser encontrado através de buscas, mas também todo esse potencial de negócio.
Ainda que os usuários não comprem seu produto online, pelo menos terão a pesquisa como referência para depois irem até o seu local físico – ou até fechar negócio com você futuramente. A criação de sites profissionais gera muita credibilidade para a empresa. Fora que a internet já é parte da rotina das pessoas.
Além dos computadores, o ambiente virtual está na palma da mão e com fácil acesso através dos celulares, o que facilita muito o processo de busca em segundos, em que as pessoas procuram por empresas, serviços, dúvidas, produtos, entre outros.
Como criar um site profissional do zero?
Agora que você já entendeu a importância da criação de sites profissionais, siga alguns passos para a criação de sites profissionais do zero:
1. Escolha o domínio do site
O domínio é o nome da empresa no mundo virtual. É importante que você faça a escolha de um nome forte, exclusivo e fácil de ser lembrado, o que facilita a busca do seu negócio na web.
2. Crie um e-mail profissional para sua empresa
Não é adequado trocar e-mails de documentação, contratos e informações profissionais através do seu e-mail pessoal, o que causará muita desorganização. A partir da criação do site, crie seu e-mail profissional.
3. Escolha um serviço de hospedagem
A hospedagem de um site é como se fosse um terreno em ambiente virtual. É importante que você escolha um serviço seguro e capaz de publicar conteúdos diversificados.
4. Preze pela segurança do seu site
Assim como qualquer outro investimento, a segurança é fator primordial. Uma das primeiras coisas a se pensar é a instalação de plugins, como o CDN – uma espécie de filtro que afasta possíveis invasores e permite que apenas visitantes e mecanismos de busca naveguem pelo seu site.
5. Escolha um bom criador de site
Essa é uma decisão que pode fazer toda a diferença no processo de criação de sites profissionais. É nessas horas que você pode contar com o Projeto Web.
6. Escolha o CMS adequado para a criação de sites profissionais
O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) é a ferramenta responsável por gerenciar o conteúdo do seu site. Além de ajudar na administração, ele também promove a rapidez do site, o que melhora a navegabilidade.
7. Defina o template ideal
Um site profissional precisa de uma boa aparência. Invista em uma equipe de design para montar um site atrativo e de aspecto profissional.
8. Aplique ferramentas e técnicas SEO
É mais comum que as pessoas procurem um produto ou serviço através das buscas no Google. Daí a importância de estar bem posicionado e ficar nas primeiras páginas. Isso só é possível graças às técnicas de SEO – Otimização para Mecanismos de Busca.
9. Integração com as mídias sociais
Uma das formas mais simples e rápidas de levar seus clientes até os perfis de redes sociais da empresa é adicionando no site os ícones sociais que linkam direto para os perfis.
Dicas para quem está começando!
Agora que você já sabe a importância da criação de sites profissionais e como criar o seu, acompanhe essas dicas para quem está começando agora:
Crie um site com qualidade
Se você já tomou a decisão de criar um site, é sinal que você já quer ser diferenciado no mercado. Basta ter um site de qualidade que você ficará na frente de muitos concorrentes.
Site responsivo
A maioria das pessoas que acessarem o seu site fará isso através de dispositivos móveis. O termo “responsivo” é utilizado para todos os sites que foram feitos para rodar bem em qualquer dispositivo.
Design e usabilidade
Além de ser uma aparência agradável, é ótimo quando o site é fácil e simples de navegar. Por isso a importância da arquitetura do site, o que definirá quantas páginas serão criadas, o posicionamento de cada uma delas, como funcionará o menu principal, entre outros. Só depois de ter esses fatores definidos é que se parte para a etapa do web design.
Conteúdo
Para atrair cada vez mais usuários, é preciso que o site seja atrativo. É através dos textos que os robôs de busca vasculham a web atrás de conteúdos relevantes. Daí a importância de se ter um ótimo artigo em seu site, pois os buscadores encaminharam mais clientes para a sua plataforma.
Questões técnicas
Confira, abaixo, quais são:
Domínio
É preciso ser um domínio, que é aquele endereço do seu site na web, por exemplo: www.exemplo.com.br.
Hospedagem
Outra questão importante na criação de sites profissionais é a necessidade do site ser hospedado em algum lugar, que seja a empresa de hospedagem. Essa empresa ficará responsável por guardar a estrutura do seu site.
Profissionais
São necessários pelo menos três profissionais para a criação de sites profissionais: web design, redator SEO e programador. Esse trio é capaz de tirar as ideias do papel e construir um belo site.
Gostou do conteúdo? Para mais informações sobre a criação de sites profissionais, acesse o Projeto Web.
_________________________________________________
Por Ananda Miranda – Fala! Cásper