Dia de Cosme e Damião: saiba mais sobre a história
Menu & Busca
Salve Cosme e Damião: Uma comemoração brasileira única

Salve Cosme e Damião: Uma comemoração brasileira única

Home > Notícias > Mercado > Salve Cosme e Damião: Uma comemoração brasileira única

Distribuir doces e guloseimas para as crianças nas ruas não é exclusivo do Halloween. O dia de Cosme e Damião, um encontro religioso comemorado em todo o Brasil, marca o dia em que as crianças saem às ruas para receber pequenos sacos de papel cheios de doces!

O dia dos santos Cosme e Damião é comemorado no dia 26 de Setembro para a religião Católica e no dia 27 de Setembro para o Candomblé.

Salve Cosme e Damião!

cosmo e damião
Salve Cosme e Damião!

QUEM FOI O SANTO AGOSTINHO?

Dia de Cosme e Damião

Essa tradição tem origem nas religiões afro-brasileiras. No período colonial do Brasil, os escravos africanos procuravam associar suas divindades de Orixas a santos católicos, a fim de evitar perseguições em suas celebrações e adorações.

DOCE NA MÃO E 5 MIL REAIS NO BOLSO

Portanto, São Cosme e Damião, mártires da fé católica e padroeira dos médicos, foram escolhidos como proxy dos Ibejis, os orixás gêmeos que protegem as crianças na tradição do candomblé e da umbanda.

Religião Católica e Religiões Africanas

Nas religiões africanas, os Ibejis são irmão e irmã gêmeos, descendentes de Xangô e Iansã. Tradicionalmente, eles eram celebrados por esses seguidores da religião através da culinária do “caruru”, um prato à base de camarão que era distribuído às crianças da comunidade. Essa tradição se tornou a raiz dos folhetos de doces de hoje.

SUICÍDIO E RELIGIÃO

Apesar de fazer parte das tradições afro-brasileiras, com o passar do tempo, os católicos brasileiros também começaram a atribuir a proteção das crianças a Santos Cosmas e Damian e se uniram à tradição como uma forma de prestar homenagem aos santos que fizeram suas orações.

Doces no dia de Cosme e Damião

As crianças brasileiras foram os principais beneficiários dessa adoção cultural, recebendo doces de graça de pessoas de diferentes religiões e tradições.

0 Comentários

Tags mais acessadas