O dia de Cosme e Damião é um encontro religioso comemorado em todo o Brasil, marca o dia em que as crianças saem às ruas para receber pequenos sacos de papel cheios de doces! O que prova que doces e guloseimas para as crianças nas ruas não é exclusivo do Halloween.
O dia dos santos Cosme e Damião é comemorado no dia 26 de Setembro para a religião Católica e no dia 27 de Setembro para o Candomblé.
Salve Cosme e Damião!
Dia de Cosme e Damião
Essa tradição tem origem nas religiões afro-brasileiras. No período colonial do Brasil, os escravos africanos procuravam associar suas divindades de Orixás a santos católicos, a fim de evitar perseguições em suas celebrações e adorações.
DOCE NA MÃO E 5 MIL REAIS NO BOLSO
Portanto, São Cosme e Damião, mártires da fé católica e padroeiros dos médicos, foram escolhidos como proxy dos Ibejis, os orixás gêmeos que protegem as crianças na tradição do candomblé e da umbanda.
Religião Católica e Religiões Africanas
Nas religiões africanas, os Ibejis são irmão e irmã gêmeos, descendentes de Xangô e Iansã. Tradicionalmente, eles eram celebrados por esses seguidores da religião através da culinária do “caruru“, um prato à base de camarão que era distribuído às crianças da comunidade. Essa tradição se tornou a raiz dos folhetos de doces de hoje.
Apesar de fazer parte das tradições afro-brasileiras, com o passar do tempo, os católicos brasileiros também começaram a atribuir a proteção das crianças a Santos Cosmas e Damian e se uniram à tradição como uma forma de prestar homenagem aos santos que fizeram suas orações.
Doces no dia de Cosme e Damião
As crianças brasileiras foram os principais beneficiários dessa adoção cultural do dia de Cosme e Damião, recebendo doces de graça de pessoas de diferentes religiões e tradições.