quinta-feira, 25 abril, 24
HomeSaúdeCoronavírus: primeiro caso no Brasil é investigado pelo MS

Coronavírus: primeiro caso no Brasil é investigado pelo MS

Um suposto caso de coronavírus começou a ser investigado pelo Ministério da Saúde em São Paulo nesta quinta-feira (25).

Coronavírus: primeiro caso no Brasil é investigado pelo MS. | Foto: Reprodução.

Coronavírus: o que é, sintomas, e casos registrados

De acordo com a nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein, localizado na Zona Sul da capital paulista, afirma que o suspeito, 61, apresenta sinais brandos da doença.

A vítima de coronavírus é um homem brasileiro, que pode ter contraído a doença em sua viagem para a Itália. A tosse seca, a febre, a dor de garganta e a coriza foram os sintomas demarcados, mas o paciente mantém um isolamento domiciliar também.

O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele

Alerta o Hospital Albert Einstein em nota

Assim, o suposto caso de coronavírus vai para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova. Após o resultado, o Ministério da Saúde deve se pronunciar ainda hoje (26).

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o caso preocupa, uma vez que São Paulo é uma das maiores cidades do país.

#EuNãoSouUmVírus: Como o Coronavírus acende o racismo anti-asiático

Diagnóstico do coronavírus

O diagnóstico do coronavírus passa por três etapas principais.

A primeira refere-se à apresentação de sintomas da doença, a segunda condiz com os testes feitos no hospital para identificar ou não a patologia e a última corresponde à contraprova – onde confirma-se ou não um caso de coronavírus através de um exame realizado por um laboratório referência.

Sendo assim, o diagnóstico laboratorial poderá ser efetuado no Instituto Adolfo Lutz (SP), na Fundação Oswaldo Cruz (RJ) ou no Instituto Evandro Chagas (PA).

Coronavírus: app chinês promete detectar infectados e áreas de risco

Sintomas

Os primeiros sintomas aparentes do coronavírus são febre, tosse e dificuldades para respirar. No entanto, crianças – menores de 5 anos – e idosos podem não apresentar febre.

Por Isabela Cagliari – Redação Fala! Universidades