O coronavírus não afeta apenas os humanos, mas também os animais. Nos últimos dias, foram feitos questionamentos se cães e gatos transmitiam o vírus.
Apesar de que podem ser infectados pelo covid-19, os animais não transmitem a doença. Pelo menos, até o momento, nenhum caso de transmissão para humanos foi confirmado.
De acordo com o médico veterinário Fabricio Pagani, tanto cães quanto gatos podem contrair alguns tipos de coronavírus, dos quais os seres humanos não podem ser contaminados.
A coronavirose, inclusive, é uma doença comum em cães e gatos. Nos cães, a doença é semelhante à forma como se manifesta nos humanos, seguindo alguns sintomas específicos como sintomas respiratórios no início da doença.
Complementa o veterinário
No caso dos cães, o veterinário ainda afirma que existe vacina para o coronavírus canino, a qual torna mais simples a prevenção.
Coronavírus: cão diagnosticado morre
Nesta segunda-feira (16), um Spitz Alemão, de 17 anos, faleceu em Hong Kong. O cão ficou conhecido por ter sido o primeiro animal a contrair o coronavírus.
De acordo com o South China Morning Post, o animal doméstico estava em uma instalação governamental desde fevereiro e havia sido liberado para voltar para casa, já que seu último teste constava sua cura.
Segundo informações, ele faleceu na volta. No entanto, não se sabe a causa exata da morte, uma vez que a dona não permitiu a autópsia do canino.
Nesse sentido, o Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação de Hong Kong (AFCD) acredita que, provavelmente, este seja o primeiro caso conhecido de transmissão de humanos para animais.
__________________________________________
Por Isabela Cagliari – Redação Fala!