sábado, 20 abril, 24
HomeSaúdeCoronaVac: menores de 18 anos não podem tomar a vacina do Butantan

CoronaVac: menores de 18 anos não podem tomar a vacina do Butantan

Nesta quinta-feira (7), o Instituto Butantan afirmou que jovens menores de 18 anos de idade não poderão tomar a vacina CoronaVac. Além disso, lactantes, mulheres que estão amamentando, também não devem tomar o imunizante.

Desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, a vacina apresentou 78% de eficácia em testes no País. Ademais, o instituto entrou com um pedido de uso emergencial à Anvisa, a qual terá até 10 dias para analisá-lo.

Pensando nisso, saiba por que jovens menores de idade e lactantes não podem tomar a CoronaVac.

vacina
Menores de 18 anos e lactantes não podem tomar a vacina do Butantan. | Foto: Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo.

CoronaVac: menores de 18 anos não podem tomar a vacina do Butantan

Em resposta a uma pergunta no Twitter, o Instituto Butantan confirmou que a vacina CoronaVac não poderá ser tomada por menores de 18 anos e lactantes. De acordo com o instituto, tais grupos não participaram dos testes do imunizante. Por isso, não é viável que o tomem.

Por outro lado, o centro de pesquisa brasileiro ressaltou que há chances de faixas específicas poderem tomar o imunizante mais à frente. Contudo, o estudo ainda está em análise.

A inclusão dessas faixas específicas ainda está em análise para uma provável etapa posterior. O momento é de concentrar os esforços para iniciar o mais rápido possível a imunização dos brasileiros

Avaliou o Butantan.
coronavac
Butantan alerta grupos que não receberão a vacina. | Foto: Reprodução/Twitter.

Com isso, depois da aprovação pela Anvisa, a vacinação ocorrerá em duas etapas. Dessa maneira, haverá duas doses e, entre elas, terá um intervalo de 14 dias (duas semanas). Sua aplicação, por sua vez, será via intramuscular.

Repercussão na Internet

Após o Butantan confirmar que jovens com até 17 anos não podem tomar a vacina CoronaVac, internautas comentaram o caso nas redes sociais. Inclusive, o fato até virou meme no Twitter. Sendo assim, veja a repercussão a seguir:

Alguns usuários do Twitter compartilharam o meme de uma menininha se olhando no espelho e vendo nele um rosto de palhaço. Isso após a descoberta de que não poderiam tomar a vacina CoronaVac.

Além disso, jovens fizeram brincadeiras com as palavras do presidente da República. De acordo com Jair Bolsonaro, “no contrato da Pfizer, está bem claro, nós (a Pfizer) não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral. Se você virar um jacaré, é problema de você”. Apesar de as vacinas serem diferentes, os brasileiros não perderam a oportunidade. Assim, colocaram a Cuca, a jacaré fêmea do Sítio do Picapau Amarelo, triste com a situação.

Outra brincadeira que repercutiu foi com a rainha dos memes, Gretchen. Assim, na imagem, aparece a cantora com a seguinte frase: “odeio minha vida”. Isso depois de descobrir que menores de idade não poderão tomar a vacina do Instituto Butantan.

Por fim, um dos maiores memes foi a “choradeira”. Dessa forma, o momento representaria todos os menores de 18 anos agora, depois da notícia.

Por Isabela Cagliari – Redação Fala!