quinta-feira, 25 abril, 24
HomeLifestyleCopa do Mundo, BBB e eleições são os mais buscados de 2018

Copa do Mundo, BBB e eleições são os mais buscados de 2018

No dia 12 de dezembro de 2018, o Google Trends disponibilizou a lista de mais buscados do ano. No Brasil, em primeiro lugar estava a Copa do Mundo, que aconteceu entre os dias 14 de junho e 15 de julho na Rússia. Em segundo estava o Big Brother Brasil.

Copa do Mundo da Rússia 2018.

O reality show foi transmitido de 22 de janeiro a 19 de abril de 2018, e sua final teve a maior audiência já registrada no programa desde de 2011, de acordo com a Folha de S. Paulo. Ocupando o terceiro lugar estavam as “Eleições 2018”, que foram realizadas nos dias 7 e 28 de outubro, elegeram membros da Câmara dos Deputados, Senado Federal e o atual presidente, Jair Bolsonaro. Mas o que tal lista revela sobre a sociedade brasileira?

O professor de Economia Política das Comunicações da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Márcio Katzulo Juliboni, explica que, tradicionalmente, o brasileiro não se interessa por política, mas devido à eleição de 2018 ter sido extremamente polarizada, as pessoas estavam procurando se informar mais sobre o que estava acontecendo na época.

No entanto, o professor de Jornalismo e a Política Brasileira da mesma universidade, Vanderlei Dias de Souza, afirma que é justamente tal polarização, seja por parte dos partidos ou pelos próprios políticos, que faz com que as pessoas percam o interesse na política.

O jovem não se interessa por política, eu acho que é mentira. Você percebe isso no cotidiano, você percebe isso em sala de aula. Acho que o jovem tem grande interesse pela política sim, principalmente nos dias de hoje.

Mas afirma que esse interesse acaba sendo perdido, e tal fato é uma das prováveis causas de as “Eleições 2018” estarem em terceiro lugar nas mais buscadas do Google Trends

Além disso, ambos os professores concordam que é perfeitamente normal as Eleições estarem atrás da Copa do Mundo no número de buscas, uma vez que tal evento é de escala global. O professor Márcio Katzulo Juliboni diz que parte de tal popularidade se deve ao fato da Copa causar grande mobilização por parte do público, o que pode ser observado devido ao fato de ser um evento esportivo que possibilita a interação de cerca de 32 países. O professor Vanderlei Dias de Souza comenta que

você tem 24h praticamente de Copa do Mundo. Você tem um mês falando de Copa do Mundo. Talvez pós Copa do Mundo tenha baixado o interesse pelo futebol, mas durante esse período não dá pra disputar.

O professor acrescenta ainda que se admira com posição de busca do BBB. Uma vez que

É uma coisa que você pode discutir ali, assistir, ou ver na internet alguma coisa rápida no Uol ou em algum outro site que discuta isso. Mas o interesse, eu acho que a eleição é mais importante.

e diz conta que isso demonstra também um certo desânimo com a política brasileira.

Sophie Cohen Chermont – Fala!Mack