A Copa 2022 está chegando ao fim e, para o Brasil, o sonho do hexacampeonato terminou nesta edição. Mas, daqui a 4 anos, as seleções eliminadas podem voltar a sonhar com a taça e a Copa 2026 vem com algumas mudanças. Não está por dentro? Relaxa, que a gente te explica tudo!
Onde será sediada a Copa 2026?
A Copa 2026 será sediada em 3 países pela primeira vez na história do torneio, são eles Estados Unidos, Canadá e México. Outra curiosidade é que esta será a terceira vez que o México vai sediar a disputa, tornando-se a seleção recordista em números de vezes que sediou a Copa. O México foi país sede nos anos de1970 e 1986.
O evento vai ser organizado em 16 cidades-sede, sendo 11 delas nos Estados Unidos, 3 no México e 2 no Canadá. Confira quais são elas:
Estados Unidos
- Atlanta;
- Boston;
- Dallas;
- Filadélfia;
- Houston;
- Kansas City;
- Los Angeles;
- Miami;
- Nova Iorque/ Nova Jersey;
- São Francisco;
- Seattle;
México
- Guadalajara;
- Monterrey;
- Cidade do Médico;
Canadá
- Vancouver;
- Toronto;
Mudanças no formato e números de seleções
A principal novidade da Copa 2026 é a mudança no número de seleções, que agora passa a ter 48, ao invés de 32. O aumento impacta na dinâmica do torneio e, a principio, o formato definido pela Fifa eram de 16 grupos com 3 seleções, em que as 2 melhores se classificariam.
No entanto, existe a possibilidade de serem organizados 12 grupos com 4 seleções, classificando-se as melhores 2 seleções de cada grupo e os 8 melhores terceiros colocados. A Fifa ainda está estudando o possível formato para o próximo torneio.
A Copa 2026 ainda traz mudanças nos números de vagas por continente. Vale lembrar, que como de costume, os países que sediam o evento já têm a vaga garantida. Confira como ficou a divisão de vagas por continente a seguir:
- Europa: 16 vagas diretas;
- África: 9 vagas diretas e 1 vaga pela repescagem;
- Ásia: 8 vagas diretas e 1 vaga pela repescagem;
- América do Sul: 6 vagas diretas e 1 vaga pela repescagem;
- América do Norte/Central: Estados Unidos, México, Canadá (países sede), 6 vagas diretas e 1 vaga pela repescagem;
- Oceania: 1 vaga direta;
_________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!