Conheça Trevon Diggs, uma jovem estrela na posição de Cornerback
Menu & Busca
Conheça Trevon Diggs, uma jovem estrela na posição de Cornerback

Conheça Trevon Diggs, uma jovem estrela na posição de Cornerback

Home > Notícias > Esporte > Conheça Trevon Diggs, uma jovem estrela na posição de Cornerback

Segundanista do Dallas Cowboys lidera a NFL em intercepções e se coloca como candidato à DPOY

Trevon Diggs, uma estrela em ascensão na NFL.
Trevon Diggs, uma estrela em ascensão na NFL. | Foto: Reprodução/Dallas Cowboys.

Escolhido na segunda rodada do NFL Draft  de 2020, 51ª escolha geral, o Cornerback produto de Alabama, Trevon Diggs, se tornou em seu segundo ano na liga, muito mais do que apenas irmão do grande recebedor dos Bills, Stefon Diggs. O camisa 7 do Dallas Cowboys lidera a NFL em interceptações até a 6ª semana, se coloca como forte candidato ao prêmio de melhor defensor do ano e faz seu nome ser conhecido por todo o mundo do futebol americano.

Trevon Diggs: do High School até a NFL

Nascido em 20 de setembro de 1997, na cidade de Gaithersburg, no estado de Maryland, Trevon De’Sean Diggs iniciou sua jornada no futebol americano jogando no ensino médio, atuando como Wide Receiver e Defensive Back. Estudou e jogou pela Thomas Sprigg Wootton High School, na cidade de Rockville, em seu estado natal, mas após o seu segundo ano, se transferiu para The Avalon School em Wheaton, para seguir jogando sob o comando do treinador Tyree Spinner.

O jogador atuando no High School.
O jogador atuando no High School. | Foto: Reprodução/MaxPreps.

Se destacando mais como um recebedor, Trevon Diggs anotou 78 recepções, 1,008 jardas e 15 touchdowns em seu ano de junior (terceiro ano). No ano de senior (quarto ano), passou das 1200 jardas e terminou sua passagem pelo High School sendo selecionado duas vezes como All-Washington D.C. Metro. Lembrando: ambas as vezes como recebedor e não como atleta de defesa. Sua sólida carreira no High School chamou a atenção de Nick Saban e Alabama, que propuseram uma bolsa esportiva para Trevon Diggs. No final de 2015, se comprometeu com a Universidade de Alabama e seria um Crimson Tide no Colete Football.

No início de sua carreira no futebol americano universitário, o apelido de “faz tudo” definia bem o papel de Trevon Diggs naquele time de Alabama em 2016. Em seu primeiro ano como um true freshman, Diggs atuou como recebedor, safety e retornador de chutes no time de especialistas. Concluiu sua primeira temporada com 11 recepções, 88 jardas e um touchdown no ataque; cinco tackles e um fumble forçado na defesa; e 296 jardas de retornos de chutes.

Em sua segunda temporada, se tornou definitivamente um atleta de defesa e escolheu jogar como Cornerback. Naquele ano, foi reserva de Levi Wallace (hoje atleta do Buffalo Bills) e não teve números tão expressivos. O mesmo valeu para o seu ano de junior, quando foi titular por seis jogos, mas acabou quebrando o pé e ficou de fora do restante da temporada.

Porém, em seu último ano no College Football, Trevon Diggs se manteve saudável e evoluiu muito na posição de Cornerback. Sendo titular por 12 jogos em 2019, registrou 37 tackles, oito passes desviados, três interceptações, dois fumbles recuperados e três touchdowns (sendo duas Pick 6 e um retorno de fumble para TD).

Trevon Diggs em Alabama.
Trevon Diggs em Alabama. | Foto: Reprodução/New York Jets.

Mesmo jogando em uma posição diferente, Trevon Diggs conseguiu colocar em campo todo o talento que demonstrou no High School como jogador de futebol americano. Após um grande ano de senior em Alabama, se tornando um especialista em forçar turnovers, se declarou para o NFL Draft de 2020 e foi selecionado pelo Dallas Cowboys na segunda rodada, com a 51ª escolha geral. Então, Trevon Diggs estava a caminho dos profissionais.

A ascensão meteórica do jogador na NFL

Em sua primeira temporada na National Football League, Trevon Diggs fez parte de uma defesa muito enfraquecida do Dallas Cowboys. Em uma situação pouco favorável, o jovem Cornerback ainda conseguiu mostrar flashes de seu grande potencial, terminando o ano com três interceptações, um fumble forçado e 49 tackles, em doze jogos, pois acabou perdendo quatro partidas após sofrer uma fratura no pé diante do Pittsburgh Steelers na Semana 9.

Porém, em 2021, o agora camisa 7 dos Cowboys começou a temporada de uma maneira poucas vezes antes vista na NFL. Após seis semanas, Trevon Diggs tem mais interceptações do que partidas disputadas até aqui, com um total de sete. Em uma defesa que se reforçou, está mais saudável e evoluiu muito nesta temporada, o talento de Diggs está sendo potencializado de uma maneira que poucos poderiam esperar.

Conseguiu uma interceptação em cada um dos jogos que disputou, e contra o Carolina Panthers, roubou a bola de Sam Darnold por duas vezes na partida. Na vitória de Dallas contra os Eagles na Semana 3, anotou seu primeiro touchdown na NFL com uma Pick 6 em cima de Jalen Hurts, e na última rodada, conseguiu mais uma interceptação retornada para touchdown em cima do calouro Mac Jones, em uma emocionante partida vencida pelos Cowboys na prorrogação diante do New England Patriots.

A Pick 6 do jogador contra os Patriots.
A Pick 6 de Trevon Diggs contra os Patriots. | Foto: Reprodução/Dallas Morning News.

Eleito o jogador defensivo do mês de setembro na NFC, Trevon Diggs ainda cede muitas jardas para recebedores adversários em determinadas situações, mas sem nenhuma dúvida, com sua juventude e talento, o potencial que o Cornerback de Dallas pode atingir é quase incalculável. Estando apenas em seu segundo ano Diggs já é um dos defensive backs mais temidos pelos ataques adversários, e se os Quarterbacks não tomarem cuidado ao lançarem em sua direção, a possibilidade da bola ficar nas mãos da jovem estrela dos Cowboys é muito grande…

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Univesidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_____________________________________________________

Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas