Conheça Rina Sawayama: Versatilidade nunca vista antes
Menu & Busca
Conheça Rina Sawayama: Versatilidade nunca vista antes

Conheça Rina Sawayama: Versatilidade nunca vista antes

Home > Entretenimento > Música > Conheça Rina Sawayama: Versatilidade nunca vista antes

2020 veio e, apesar da quarentena que se vive atualmente, os fãs de música pop não ficaram órfãos e tivemos diversos lançamentos neste primeiro semestre dentre eles está Sawayama, o disco autointitulado da cantora japonesa Rina Sawayama, aclamado pela crítica. O sucesso de Rina ainda quebrou fronteiras, com XS entrando na parada viral do Spotify Brasil e lançando um remix da música Comme des Garçons (Like the Boys) com Pabllo Vittar

Mas afinal quem é Rina Sawayama? 

Antes da música

Rina Sawayama nasceu no Japão, porém, passou grande parte da sua vida em Londres, visto constantemente em suas músicas, com um mix de influências da cultura asiática e ocidental.

A maior prova de suas influências está na estética de Sawayama, mesclando entre as dos anos 90’s e 00’s, a cantora parece sair diretamente de um mangá com seu visual.

Além de cantora, Rina também é formada em Política, Psicologia e Sociologia pela Universidade de Cambridge, influências que a cantora tomou em suas letras com grande apelo social, com críticas à sociedade atual.

Rina

A estreia de Sawayama aconteceu em 2017, com o EP autointitulado Rina, a cantora apresentou-se como uma cantora de múltiplas facetas, com uma sonoridade que mescla o pop e o r&b, porém, sem abandonar a cultura japonesa, além de possuir uma excelente identidade visual nos clipes e críticas sociais.

quem é Rina Sawayama
Rina Sawayama. | Foto: Reprodução.

Sawayama

Após lançar alguns singles avulsos, o debut album da cantora, autointitulado Sawayama, finalmente chegou às plataformas no dia 17 de abril de 2020, com uma sonoridade jamais vista pela indústria antes. 

Rina Sawayama música.
Sawayama é um álbum singular de Rina Sawayama. | Foto: Reprodução.

Sawayama chega como uma novidade sonora ao mainstream, nele, além de manter suas influências, Rina explora combinações e arranjos que tornam o álbum ainda mais singular. 

Faixas como XS e Comme des Garçons remetem ao pop dos anos 2000, causando uma incrível nostalgia ao público. E outras como Paradisin e Love Me 4 Me remetem ao japão, fazendo com que o ouvinte se sinta em um anime. Também há faixas que nunca se imaginaria em um álbum pop, como STFU!, que remete bastante ao metal.

Assim como coerente em sua sonoridade, Sawayama também é cativante em suas letras, com críticas que vão desde o consumo excessivo até o patriarcado enraizado. Um destaque a XS, faixa mais popular entre os fãs, com um clipe visualmente bem feito e uma crítica ao capitalismo e ao consumo, para a surpresa de alguns a canção é um trocadilho para “excess” (excesso, em inglês).

Com pop, r&B, metal e alternativo, a cantora comprova que um álbum multifacetado, com diferentes arranjos, letras e influências pode se tornar coeso e não confuso.

Artista

músicas Rina Sawayama
Rina Sawayama é uma cantora que vem se destacando na indústria da música. | Foto: Reprodução.

Sawayama é a verdadeira e pura Rina Sawayama, o álbum foi a melhor forma de apresentá-la à indústria e ao mainstream, com um compilado de faixas que revelam a personalidade singular de Rina, proporcionando um  grande alcance à cantora que só tende a crescer em seus trabalhos.

______________________________________
Por João Pedro da Costa – Fala! UFPE

Tags mais acessadas