quinta-feira, 25 abril, 24
HomeCinema e SériesConheça qual foi o primeiro filme de terror da história

Conheça qual foi o primeiro filme de terror da história

O mundo cinematográfico tem uma imensa variedade de catálogos. Todos os anos, lançam diversas produções das mais variadas: comédia, ação, desenho animado, romance, ficção, entre outros. Afinal, todos nós amamos um balde de pipoca e um bom filme. E entre essas categorias, uma que se destaca, arrecadando bilhões em loterias por ano, é o gênero terror. Sucessos como: O Exorcista (1973), Jogos Mortais (2005), O Iluminado (1980) e A Hora do Pesadelo (1986) conseguiram alcançar marcas incríveis e tem, até hoje, fãs espalhados pelo mundo. Mas, citando todos esses filmes, você sabe qual foi o primeiro filme de terror da história?

Qual foi o primeiro filme de terror?

O primeiro filme não era exatamente um filme, pois, não existiam todas as produções e glamorizações que temos hoje. Mas, em 1896, o francês George Méliés reproduziu um curta de 2 minutos intitulado Le Manoir du diable (A Mansão do Diabo), que narra a história de um cavaleiro que entra na casa do diabo e é atacado por ilusões. Inicialmente, a história tinha como intuito entreter o público como já feito em outras de suas produções, mas as imagens impactaram os telespectadores e o curta se tornou a primeira produção de terror da história.

filme de terror
Ambientes escuros e assombrados são marcantes em um filme de terror. | Foto: Reprodução.

Passando um período, em 1910, foi a vez de darmos espaço ao monstro Frankenstein, em um curta de 16 minutos, que narrava a vida de um jovem estudante da ciência, muito interessado pelos mistérios da vida e morte. Então, resolveu criar um ser humano juntando pedaços de cadáveres e finalmente conseguiu alcançar seu objetivo. Mas, para seu horror, ao invés de uma pessoa, o que surgiu diante de seus olhos foi um monstro que o aterrorizou o tempo todo, e de bônus causou muito medo no público.

Já em 1920, finalmente surgiu o primeiro longa de terror, O Gabinete do Doutor Caligari, falando sobre Francis e o amigo Alan, que visitam o gabinete do Doutor Caligari e conhecem Cesare, um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim, acontece e Alan morre no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, ele acredita só haver uma solução: entrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.

Daí em diante, o gênero tem ganhado cada vez mais espaço e preferência do público. Com superproduções, muitos efeitos, histórias baseadas em fatos reais, a categoria de terror é um vislumbre de sustos e medo de apagar as luzes. E neste ano, tivemos a estreia do terceiro filme de terror da franquia de muito sucesso Invocação do Mal. E ainda temos previsões de lançamentos muito aguardados, como Halloween Kills, que é a continuação de uma franquia que começou em 1978, e rende até hoje expectativa e bilheteria para o universo cinematográfico.

Por Vitória Moura – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul