Conheça os pré-candidatos para as eleições 2022
Menu & Busca
Conheça os pré-candidatos para as eleições 2022

Conheça os pré-candidatos para as eleições 2022

Home > Notícias > Política > Conheça os pré-candidatos para as eleições 2022

As eleições 2022 ocorrem no dia 2 de outubro e definem o presidente do Brasil pelos próximos quatro anos. Jair Bolsonaro (PL) busca se reeleger, Lula (PT) volta ao cenário político e deve tentar conquistar o cargo novamente, que ocupou entre 2003 e 2013. Nomes como Ciro Gomes (PDT) também deve voltar a disputa.

Desde 2018, quando Jair Bolsonaro foi eleito, o cenário político do Brasil é marcado por uma intensa polarização entre a direita e a esquerda. A pesquisa Polarização Política no Brasil, organizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com o Despolarize e a Fundação Tide Setubal, mostra que oito em cada dez brasileiros consideram a sociedade extremamente polarizada.

O estudo também mostra que 51% dos brasileiros evitam conversar sobre política para fugir de desentendimentos.

Nas eleições de 2018, vimos uma intensa polarização e uma disputa acirrada entre o atual presidente, que prometia desbancar o PT, e Fernando Haddad, candidato pelo PT. Bolsonaro foi eleito no segundo turno com 55,13% dos votos contra 44,87% de Fernando Haddad.

Para as eleições de 2022, a tendência é que o cenário de polarização se mantenha. Jair Bolsonaro e Lula são os favoritos à presidência. Uma pesquisa divulgada no dia 11 de julho pelo instituto BTG/FSB mostra que Lula é o favorito com 42% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 32%.

Até o momento, 12 políticos se apresentam como pré-candidatos à presidência. As candidaturas devem ser oficializadas até o dia 05 de agosto, prazo final para os partidos e federações realizarem as convenções e confirmarem a participação. Além de presidente, as eleições de 2022 também definem deputados estaduais e federais, senadores e governadores.

eleições 2022 - pré-candidatos
Pré-candidatos devem confirmar a participação nas eleições 2022 até o dia 05 de agosto. | Foto: Montagem/ Reprodução

Quem são os pré-candidatos a presidência nas eleições 2022?

Enquanto as candidaturas não são oficializadas, os políticos são considerados pré-candidatos. Até o momento, temos 12 políticos que se apresentaram como pré-candidatos. Confira:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Lula já enfrentou a disputa pela presidência várias vezes. Essa é a sexta vez que o candidato deve concorrer ao cargo. O petista foi eleito em 2002 e reeleito em 2006. Antes disso, ele disputou as eleições de 1989, 1994 e 1998, mas não obteve a vitória.

Em 2018, Lula chegou a se considerar pré-candidato para a disputa, mas estava preso em decorrência de uma condenação no âmbito da Operação Lava Jato.

Jair Bolsonaro (PL)

Bolsonaro, atual presidente do Brasil, chegou ao cargo após a disputa de 2018, quando se candidatou a presidência pela primeira vez. Este ano, ele deve se candidatar pelo PL, seu décimo partido.

Apesar de ter sido sua primeira disputa à presidência, Bolsonaro já estava na carreira política há anos. Ele foi vereador da capital fluminense por 2 anos e deputado federal pelo Rio de Janeiro, cargo que exerceu de 1990 a 2018.

Ciro Gomes (PDT)

Ciro Gomes tenta a disputa pela presidência pela quarta vez, sendo uma delas em 2018. Ele começou na vida política como deputado estadual pelo Ceará. Depois, foi eleito prefeito da capital, Fortaleza e, em seguida, governador do Estado.

O político também ocupou ministérios nos governos de Itamar Franco (Fazenda) e Lula (Integração Nacional), além de ter sido deputado federal.

Simone Tebet (MDB)

Advogada e professora de Direito, Simone Tebet é Senadora da República e está em seu primeiro mandato. Começou sua trajetória na política em 2002, quando foi eleita deputada estadual do Mato Grosso do Sul. Além disso, foi prefeita de Três Lagoas por dois mandatos e vice-governadora do estado.

André Janones (Avante)

Antes de se filiar ao Avante, André Janones passou pelo PT e PSC. Ele por deputado federal de Minas Gerais e iniciou o mandato em 2018. Além disso, concorreu ao cargo de prefeito de Ituiutaba, em 2016.

Janones é advogado e começou a se destacar no cenário político durante a greve dos caminhoneiros, em 2018.

Luciano Bivar (União Brasil)

Luciano Bivar é deputado federal por Pernambuco e presidente nacional do partido União Brasil. Entre 2019 e 2021, ele exerceu o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados. Bivar também fundou o partido já extinto, o PSL, sua junção com o DEM resultou na criação do União Brasil.

Felipe d’Avila (Novo)

Felipe d’Avila deve concorrer à sua primeira eleição. Ele é engenheiro, cientista político e mestre em administração pública. Felipe d’Avila criou o Centro de Liderança Política (CLP).

José Maria Eymael (DC)

Eymael participa de sua sexta disputa à presidência. O político foi deputado federal por São Paulo por três mandatos, entre 1985 e 1995. Além disso, ele concorreu ao cargo de prefeito da capital paulista quatro vezes.

Vera Lúcia (PSTU)

Vera Lúcia está concorrendo ao cargo da presidência pela segunda vez e é co-fundadora do seu partido, o PSTU. Ela também já concorreu à prefeitura de São Paulo e Aracaju e o governo de Sergipe, além de já ter disputado uma vaga na Câmara dos Deputados.

Leonardo Péricles (UP)

Leonardo Péricles é presidente e um dos fundadores do partido União Popular (UP). Ele foi um dos líderes dos protestos contra a Copa do Mundo em 2014 e concorre pela primeira vez à presidência.

Pablo Marçal (Pros)

Pablo Marçal é formado em Direito, empresário e influenciador digital. Esta será a primeira vez que concorre à presidência e também a primeira vez que o partido Pros terá um candidato na disputa, caso sua participação seja confirmada.

Sofia Manzano (PCB)

Sofia Manzano é economista e mestre em desenvolvimento econômico. Ela disputa sua segunda eleição, em 2014, ela foi vice-presidente na chapa de Mauro Iasi.

As candidaturas devem ser oficializadas até o dia 05 de agosto. Com isso, teremos a confirmação de quais pré-candidatos realmente disputarão as eleições 2022.

__________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

Tags mais acessadas