Conheça os 5 melhores documentários produzidos pela Netflix
Menu & Busca
Conheça os 5 melhores documentários produzidos pela Netflix

Conheça os 5 melhores documentários produzidos pela Netflix

Home > Cinema e Séries > Conheça os 5 melhores documentários produzidos pela Netflix

Documentários podem ser grandes fontes de aprendizagem, além de serem uma forma de entretenimento. A Netflix concentra uma grande variedade de gêneros de documentários, tanto nacionais, quanto estrangeiros, e alta qualidade das produções é perfeita para passar o tempo e conhecer outras realidades.

Aqui está uma lista com os cinco melhores documentários presentes na plataforma. A lista contém de diversos temas, indo de musical a criminal, de político a científico. Confira as sinopses com trailer:

Melhores documentários da Netflix

5. Night on Earth (Terra à Noite)

O documentário é uma produção britânica que chegou a Netflix, em janeiro desse ano, e acompanha a vida animal durante a noite, explorando cenários como: paisagens congeladas, savanas, o oceano dentre outros.

Publicidade

O diferencial desse documentário sobre ciência e natureza é que, ao usar tecnologia avançada e imagens térmicas para captar imagens na escuridão da noite, ele acaba revelando alguns comportamentos nunca gravados antes. O propósito da obra é questionar e estudar comportamentos que achávamos que conhecíamos sobre mundo animal.

4. Homecoming: A Film by Beyoncé

O Homecoming é um documentário musical e sociocultural produzido por Beyoncé, que chegou ao catálogo da Netflix em abril de 2019 – um ano após o show histórico da cantora no festival Coachella Valley Music and Arts Festival.

O filme acompanha tanto o show, quanto a preparação física e emocional de Beyoncé enquanto se produzia a performance, cujo conceito faria em homenagem às universidades historicamente negras dos Estados Unidos. O documentário traz ainda várias citações de líderes afro-americanos fortalecendo a mensagem que ele passa.

Publicidade

O documentário ganhou um Grammy na categoria ‘Melhor Vídeo Musical Longo’ e foi premiado como ‘Melhor Série ou Especial de Variedades’ no NAACP Image Award

3. Laerte-se

Laerte-se foi o primeiro documentário brasileiro original Netflix e ele mergulha na intimidade de Laerte Coutinho, uma cartunista e chargista transexual, que viveu a maior parte de sua vida com uma identidade masculina, e só revelou que é uma mulher trans próximo aos 60 anos de idade.

Laerte é uma das artistas mais reconhecidas no país e, em seu documentário, ela discute as questões pessoais que ela enfrenta em seu cotidiano, suas obras, seus desejos, seu corpo e sua jornada. Na produção de Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum, Laerte conversa sobre o que é ser mulher e como suas vivências influenciaram o desenvolvimento de seus personagens, tudo de maneira leve e educativa.

2. Don’t F** With Cats: Uma Caçada Online

Um dos melhores documentários na Netflix é o Don’t F**k With Cats – um documentário sobre uma série de crimes reais, que começam com vídeos de agressões a filhotes de gatos, postados na Internet em 2010.

A produção mostra como ativistas dos direitos dos animais perseguiram e descobriram um psicopata através da Internet, e chama a atenção para as falhas da Internet quando se trata de crimes.

O documentário chama a atenção pela maneira que o enredo da história é mostrado e pela astúcia do autor dos crimes. A narração é feita na forma de série documental com três episódios.

A classificação indicativa do documentário é de 18 anos por conter conteúdo forte.

1. Democracia em Vertigem

A produção brasileira que fica em primeiro lugar é o documentário político investigativo produzido por Petra Costa e lançado na Netflix em junho do ano passado.

No documentário, Petra acompanha a queda da primeira presidente mulher do Brasil e a ascensão da direita brasileira. A obra de caráter investigativo é comovente; denuncia crimes de corrupção; narra a crise que mudaria o destino do país, e ainda revela os bastidores das vidas dos ex-presidentes, Lula e Dilma, durante os acontecimentos.

O documentário foi indicado ao Oscar na categoria ‘Melhor Documentário de Longa-Metragem’ de 2020. Confira o trailer:

__________________________________
Por Leonam Souza – Fala! UFPE

Tags mais acessadas