Conheça Matheus Ribeiro, jovem negro vítima de racismo no Leblon
Menu & Busca
Conheça Matheus Ribeiro, jovem negro vítima de racismo no Leblon

Conheça Matheus Ribeiro, jovem negro vítima de racismo no Leblon

Home > Notícias > Urbano > Conheça Matheus Ribeiro, jovem negro vítima de racismo no Leblon

No sábado à tarde (12), Matheus Ribeiro esperava sua namorada em frente ao shopping Leblon, no Rio de Janeiro. O jovem negro estava sentado em sua bicicleta, quando foi acusado de roubo por um casal branco. Segundo a dupla, Matheus teria roubado a bicicleta elétrica em que estava montado. No entanto, o rapaz explicou que o veículo pertencia a ele, mas, ainda assim, o casal permaneceu questionando. 

“Você pegou essa bicicleta ali não foi?”, declarou o homem. “Essa bicicleta é minha”, afirmou a moça. Devido à insistência, Matheus Ribeiro mostrou fotos antigas com a bicicleta e a chave do cadeado do veículo. Assim, o casal percebeu que havia cometido um erro e Matheus registrou o momento final da discussão. 

No Instagram, Matheus narrou o caso, divulgou o vídeo e apresentou sua indignação. “Um preto em uma bicicleta elétrica no Leblon? São coisas que encabulam racista. Eles não conseguem ver como você estar ali sem ter roubado dele não importa o quanto você prove.” 

O vídeo alcançou grande repercussão nas redes sociais. Vários artistas e ativistas políticos compartilharam a gravação e fizeram críticas ao racismo presente no país. O casal foi exposto na web e teve seus nomes revelados: Mariana Spinelli e Tomás Oliveira. Após o ato racista, Tomás foi demitido da empresa em que trabalhava, a Paper Craft. 

Matheus Ribeiro
O surfista Matheus Ribeiro aguardava sua namorada Maria Eliza quando foi acusado injustamente por um casal branco no Leblon. | Foto: Montagem/Reprodução.

Saiba mais sobre Matheus Ribeiro

Matheus Ribeiro tem 22 anos e é morador do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Atualmente, ele trabalha como instrutor de surfe. Em entrevista ao UOL, Ribeiro confessou que tinha decidido publicar apenas um desabafo nas redes sociais e acredita que o racismo está inserido na estrutura do país.

Eu tenho a opinião de que isso está enraizado na nossa sociedade. Na primeira instância, eu não ia fazer ocorrência nenhuma, porém pela repercussão do caso e para minha segurança, para não usar a imagem do casal apenas por difamação, eu fiz a ocorrência. Eu não acho que o racismo tenha relação com apenas um caso isolado. Isso está enraizado no Brasil.

Contou. 

Além disso, o rapaz conta que já foi vítima de discriminação em outras situações, mas desta vez conseguiu gravar. “A gente que é preto presencia isso todos os dias. Essa foi só a primeira vez que eu pude gravar o ato. As pessoas julgam muito por aquilo que elas veem. A gente percebe alguns olhares estranhos e vemos que existe sim um tratamento diferente.”

O surfista Matheus Ribeiro contou ao jornal Extra que sonha em viver pelo esporte e atualmente estuda Educação Física na Faculdade Estácio de Sá.

_____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas