Conheça Endrick, a futura estrela alviverde do futebol
Menu & Busca
Conheça Endrick, a futura estrela alviverde do futebol

Conheça Endrick, a futura estrela alviverde do futebol

Home > Notícias > Esporte > Conheça Endrick, a futura estrela alviverde do futebol

Nascido em 2006, o jovem já se destaca atuando pelo sub-20 do Palmeiras

O jovem Endrick, sensação das categorias de base do Palmeiras.
O jovem Endrick, sensação das categorias de base do Palmeiras. | Foto: Fabio Menotti/Agência Palmeiras.

Quando se fala em futebol de base no Brasil, um aspecto muito comum é a queima de etapas no desenvolvimento de jovens atletas. Seja por necessidade técnica no profissional ou para valorizar o jogador pensando em uma rápida transferência para o exterior, essa prática costuma prejudicar o andamento da carreira de várias promessas pelo país, que são submetidos a uma pressão desnecessária para a sua idade e acabam retardando a sua evolução tática, física e nos fundamentos.

Porém, em alguns poucos casos, essa queima de etapas não atrapalha o desenvolvimento do atleta, que contornam todas as dificuldades com muito talento e exímio preparo mental. Um exemplo recente, pelo menos até o momento, é o do atacante Endrick, de apenas 15 anos de idade. Nascido em Valparaíso de Goiás, próximo ao Distrito Federal, Endrick chegou nas categorias de base do Palmeiras ainda criança. Desde do sub-11, ele já marcou mais de 100 gols com a camisa do Verdão, sempre mostrando estar muito acima da média em relação aos demais meninos.

Conheça Endrick, a jovem estrela do Palmeiras

O jovem jogando pelo sub-15 aos 12 anos de idade.
O jovem jogando pelo sub-15 aos 12 anos de idade. | Foto: Reprodução/Twitter.

Início na base do Palmeiras

Cada ano que passa, os números de Endrick são mais impressionantes. Em 2017, jogando pelo sub-11, ele marcou 50 gols em 44 partidas, com direito a um golaço de bicicleta na final do Paulista contra o Santos. No ano seguinte, mais 21 gols do atacante no sub-13, também conquistando o estadual da categoria, agora em cima do São Paulo. Em 2019, foram 36 gols em 21 jogos, disputando torneios pelo Brasil e em outros países.

Após um ano difícil para o futebol de base por conta da pandemia da Covid-19, Endrick subiu para a equipe sub-20 neste ano, mesmo tendo completado apenas 15 anos no dia 21 de julho. Mas se pensavam que ele teria dificuldades para se adaptar entre garotos mais velhos, o atacante alviverde provou o contrário. Até o momento, ele anotou quatro gols em cinco partidas, jogando tanto o Paulista quanto o Campeonato Brasileiro.

Seleção Brasileira e futuro

Diante a tanto destaque, Endrick foi convocado pela Seleção Brasileira para um período de testes na Granja Comary, em Teresópolis-RJ, em agosto, sob observação do treinador Dudu Patetuci. Ao lado de outras promessas nascidas em 2006, como o ponta Luis Guilherme (Palmeiras) e o atacante Rayan (Vasco), o goiano marcou dois gols em um amistoso contra o Botafogo sub-15, que acabou na vitória do Brasil por 7×1.

Perante ao brilho de Endrick, o Palmeiras não pretende interromper a ascensão meteórica do atleta. Por isso, não será nenhuma surpresa que se em breve, talvez do Campeonato Paulista de 2022, o Verdão passe a relacionar o jovem atacante no profissional, com a intenção de já habituá-lo e passe a ser uma opção no ataque alviverde.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

___________________________________________________

Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas