Localizada no continente da Oceania, a Austrália é bem conhecida pelas suas belezas naturais e bichos exóticos, como o papagaio Rainbow Lorikeet. Para quem gosta de aventuras e vida silvestre, esse é um destino que deve estar na lista de locais a conhecer.
Felizmente, a terra da banda Bee Gees oferece também outras opções de turismo, agradando a diferentes gostos. Entre a enorme variedade de atrativos que um visitante pode conhecer, separamos 5 que devem obrigatoriamente estar nos planos de quem viaja para a Austrália. Preparado para conhecê-los?
Lugares para visitar na Austrália
1. Sidney Opera House
Sydney Opera House é um centro de performances artísticas, projetado pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, e inaugurado em 1973 com a presença da Rainha Elizabeth II. Desde então, é considerado símbolo de criatividade e inspiração.
O local é o destino mais visitado da Austrália, cerca de 8.2 milhões de pessoas passam por lá todo ano. Com seus cinco teatros, dois auditórios e várias lojas onde é possível comprar recordações, o Sydney Opera House se torna um lugar inesquecível. Em 2007, a Unesco reconheceu o edifício como Patrimônio da Humanidade.
2. Museu Nacional da Austrália
Este é um museu de história social, localizado em Acton e fundado em 1980. O objetivo do espaço é chamar a atenção para o meio ambiente e perpetuar as histórias daqueles que contribuíram para a construção do país. Os meios usados para isso são, entre outros, a tecnologia, objetos e programas.
No local, cerca de 50 mil anos de história indígena são eternizadas e várias pinturas de casca de aborígene são expostas aos visitantes. Contribuindo para a ampliação do trabalho produzido no local, o museu publica vários livros, catálogos e periódicos que promovem o debate sobre passado, presente e futuro.
Desse modo, se torna um lugar perfeito para quem ama conhecimento.
3. Whitehaven Beach
Essa é uma praia paradisíaca no centro da Grande Barreira de Coral. Como o próprio nome já sugere, ela é casa de belos corais e outros animais marinhos. Parte disso se deve ao ótimo estado de conservação da praia, que já foi indicada como uma das mais limpas da Austrália.
A areia branca, composta por 98% de sílica, não retém calor, o que torna Whiteheaven agradável a qualquer hora do dia, mesmo durante o verão. Para acessar esse paraíso, no entanto, é necessário um barco, helicóptero ou hidroavião.
De qualquer forma, quem conseguir arcar com esses custos, terá uma experiência tão incrível que logo se esquecerá do valor pago.
4. Bunjil Place
Outro memorável destino australiano é o Bunjil Place, localizado em Melbourne. Com função semelhante ao Sydney Opera House, o Bunjil Place reúne teatros, galerias de arte, estúdios e bibliotecas. Apesar de ser uma obre recente, inaugurada em 2017, ela já é um sucesso. No primeiro fim de semana de funcionamento, contou com 35 mil visitantes.
Segundo a própria instituição, eles reúnem entretenimento, criatividade e comunidade em um mesmo lugar e, talvez por isso, tenha chamado tanta atenção do público e críticos. Até 2021, o Bujil Place já havia ganhado 10 prêmios, entre eles alguns internacionais.
5. Melbourne Cricket Ground
O Melbourne Cricket Ground é um estádio de críquete, esporte semelhante ao baseball, que fica em Melbourne. Apesar de levar no nome um único esporte, o estádio também sedia partidas de rugby e futebol, além de abrigar o Museu Nacional de Esportes. Fundado em 1853, ele já recebeu a visita da Rainha Elizabeth II e do Papa João Paulo II.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi o local escolhido para abrigar espetáculos e ações de caridade. Já em 1956, foi palco da Jogos Olímpicos. Sendo o maior espaço dedicado ao esporte da Austrália, o Melbourne Cricket Ground tem capacidade para receber cem mil pessoas. Para quem procura ter um contato maior com a cultura local, o estádio é um bom começo.
________________________________
Por Rosamaria Santos – Fala! UFRJ