Conheça cinco eventos literários brasileiros
Menu & Busca
Conheça cinco eventos literários brasileiros

Conheça cinco eventos literários brasileiros

Home > Entretenimento > Cultura > Conheça cinco eventos literários brasileiros

Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, divulgada em setembro de 2020 pelo Instituto Pró-livro, o país conta com 100,1 milhões de leitores. Nessa pesquisa, leitores são aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos 3 meses. Essa parte da população busca não somente o hábito da leitura, mas também toda a experiência que ela envolve. 

E é justamente por esse motivo que os eventos literários no Brasil fazem tanto sucesso. Além de estandes de vendas de livros, esses eventos também contam com a presença de diversos autores, programações culturais e venda de objetos relacionados ao universo literário. Se você também é um amante da leitura, aqui, vão 5 eventos literários brasileiros que você precisa conhecer:

Eventos literários brasileiros

1- Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Bienal
Bienal de São Paulo. | Foto: Reprodução.

Um dos eventos literários mais famosos do Brasil, a Bienal de São Paulo recebeu na sua última edição presencial, em 2018, mais de 600 mil visitantes. 

Reunindo editoras, livrarias, autores e leitores, a Bienal promove uma experiência completa – lançamentos literários, sessões de autógrafos, programações culturais e até gastronômicas. 

A próxima Bienal presencial está marcada para 2022, no Expo Center Norte, em São Paulo.

2- Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP)

FLIP
FLIP. | Foto: Reprodução.

Desde 2003, a FLIP busca trazer uma experiência rodeada por arte distante das grandes capitais. Cada ano mais agregador, o evento homenageia em cada edição um autor brasileiro diferente. Em 2019, o homenageado foi Euclides da Cunha.

A FLIP é uma fusão das diferentes artes, trazendo diversos aspectos culturais além da literatura, como a arquitetura e a cenografia. O encontro a céu aberto conta com a presença de diversos autores e personalidades importantes, em uma junção de ideias e diversidades.

A próxima edição está prevista para julho de 2021.

3- Feira do Livro de Joinville

eventos literários em 2021
Feira do Livro de Joinville. | Foto: Reprodução.

A Feira do Livro de Joinville é um extenso evento literário. Na última edição, em 2019, ele contou com dez dias repletos de diferentes atrações, como apresentações teatrais, oficinas de histórias em quadrinhos, contações de histórias e minicurso para professores. 

Com entrada gratuita, a Feira do Livro de Joinville atrai todos os tipos de leitores. Infelizmente, por conta do coronavírus, a edição de 2020 foi cancelada e a próxima está prevista para junho de 2021.

4- Festa Literária Internacional de Poços de Caldas (FLIPOÇOS)

eventos literários no Brasil
Festa Literária Internacional de Poços de Caldas. | Foto: Reprodução.

Mesmo sendo um evento novo, iniciado apenas em 2006, já é reconhecido nacionalmente. Em 2019, ele teve recorde de público – 90 mil visitantes e R$2,2 milhões em vendas de livros.

O festival aborda temas variados e diversificados, com profissionais e assuntos de diferentes áreas, mas com o objetivo de atrair mais pessoas ao mundo da leitura. Além disso, o FLIPOÇOS é temático, ou seja, cada ano a edição conta com um tema diferente.

Em 2021, a festa literária vai ser em julho e 100% on-line, e o tema será “Literatura, Design e Tecnologia: a nova década em suas mãos”.

5- Primavera dos livros

eventos literários
Primavera dos livros. | Foto: Reprodução.

A Primavera do Livro, ou Primavera Literária pode não ser tão conhecida, mas é o maior encontro de editoras independentes do Brasil. Realizado no Museu da República, no Rio de Janeiro, o evento permite que os leitores tenham contato com novas obras e novos autores que ainda não possuem grande reconhecimento. 

Promovendo a bibliodiversidade, a Primavera busca, há 20 anos, prestigiar e apoiar editoras independentes. A última edição foi no mês de dezembro em 2020, de modo virtual. 

O evento ainda não tem data marcada para este ano. 

_________________________________
Por Clarisse Claro – Fala! UFSC

Tags mais acessadas