sexta-feira, 29 março, 24
HomeSaúdeConheça cinco atividades que podem prejudicar sua coluna

Conheça cinco atividades que podem prejudicar sua coluna

Você sabia que atividades cotidianas e até mesmo hábitos posturais levam as dores nas suas costas? Cuidado, podem sim! Certeza que você conhece alguém que tem dor na coluna. Geralmente, as dores são resultado de posições erradas no dia a dia e também de alguns hábitos posturais que acabam por prejudicar a sua coluna, mas que são adotados ao longo de toda sua vida.

Quando fazemos de forma incorreta, as atividades do dia a dia são as principais responsáveis por causar as dores na coluna em grande da parte da população e podem também resultar em algumas doenças crônicas. E é por isso que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas têm ou terão dor nas costas em algum momento da sua vida.

O certo é desenvolver consciência corporal a partir de atividades físicas feitas no cotidiano, como corrigir a postura aos poucos a partir de um simples alongamento em casa mesmo, além de praticar exercícios, principalmente os de baixo impacto, como hidroginástica, pilates e yoga.

Um hábito que milhões de brasileiros pecam diariamente é a postura incorreta ao utilizar o computador. Ao fazer o uso o recomendável é que os antebraços estejam apoiados na mesa do computador. Neste caso, o ideal é usar cadeiras que girem com facilidade e assim manter a coluna sempre ereta. Outra dica muito valiosa é você ajustar a tela do computador para que ao olhar o queixo, permaneça paralelo ao chão. Evite também abaixar a cabeça para ler ou escrever, pois a coluna terá que suportar um peso e isso só fará mal.

Confira cinco coisas que você faz errado e que causam dor na coluna, se não houver cuidado:

coluna
Conheça cinco atividades que podem prejudicar sua coluna. | Foto: Reprodução.

Atividades que prejudicam a coluna

Mochila ou bolsa muito pesada

Carregar muito peso é sempre prejudicial à nossa coluna, principalmente se for em apenas um dos lados do corpo. A bolsa pesada força a pessoa a movimentar um ombro para compensar o peso que está no outro, forçando a coluna a se curvar. Se, ao fim do dia, você sente o ombro pesado e parece estar torta, o ideal é diminuir a bolsa.

Salto alto

O uso constante do salto pode trazer malefícios não só para a coluna, mas também grandes lesões nos pés e tornozelos. Isso porque o salto altera o centro de gravidade do nosso corpo para frente e, com isso, para compensar, é necessário empinar os glúteos. Isso pode acabar provocando também lordose, entorse do tornozelo, tendinite, entre outros problemas.

O salto mais recomendado para se usar no dia a dia deve ser o de formato quadrado e ter, no máximo, três centímetros, isso porque permite que o peso do corpo fique distribuído igualmente.

Cruzar as pernas

Este hábito é muito comum entre homens e mulheres, porém poucos sabem que prejudica muito a postura, pois cria um desnível do quadril fazendo com que a coluna lombar fique inclinada. O ideal é se sentar com as pernas entre abertas e com os dois pés apoiados no chão e a coluna ereta.

Atividades domésticas podem causar dor na coluna

Nossos afazeres do dia a dia como lavar, passar ou varrer são tão normais que dificilmente prestamos atenção na forma como realizamos. O problema é que essas atividades repetitivas exigem esforço e colocam o nosso corpo em posições desconfortáveis por longos períodos. O resultado pode ser o surgimento de hérnias de disco ou até mesmo de doenças crônicas.

Má postura

Passar o dia sentado com uma postura errada é uma das principais causas das dores nas costas. A lombalgia, que é uma dor na região lombar aparece sempre que aumentamos ou eliminamos as curvaturas naturais da coluna. A dor pode estar associada a uma lesão no disco vertebral.

Antes de escolher qualquer tratamento para a dor na coluna, é necessário procurar um médico e avaliar as causas da dor.

_______________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife