Conheça cinco alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo
Menu & Busca
Conheça cinco alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo

Conheça cinco alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo

Home > Lifestyle > Saúde > Conheça cinco alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo

Já é do conhecimento de todos que estão tentando se livrar dos quilinhos ganhos com o isolamento social que uma dieta saudável aliada com exercícios físicos regulares consistem na fórmula para o sucesso. Eu sei, a teoria é mais fácil do que a prática. Felizmente, há alguns fatores que podem auxiliar neste processo, e um deles é a aceleração do metabolismo. Mas se você faltou nas aulas de biologia, não se preocupe, vamos lembrá-lo aqui o que é metabolismo e 5 alimentos que ajudam em seu aceleramento.

O que é o metabolismo

Metabolismo é o conjunto de transformações químicas que ocorrem dentro do organismo vivo, visando a satisfação das necessidades estruturais e energéticas. 

O principal componente do metabolismo é a taxa metabólica, que se refere à forma como o corpo gasta a a energia. Representam 70% dessa taxa a energia direcionada para o cumprimento das funções vitais do organismo, e o restante representa as calorias gastas para a ingestão de alimentos e atividades físicas diárias. 

metabolismo
Tipos de metabolismo. | Foto: Reprodução.

A manutenção do peso corporal ocorre quando se consome a mesma quantidade de energia que se ingere. A perda de peso ocorre quando a ingestão alimentar é menor que a taxa metabólica, e o organismo tem que recorrer às reservas de energia (tecido adiposo) e, o ganho de peso quando se ingere mais calorias do que se gasta, e o excesso de energia é depositado no corpo na forma de gorduras. 

O metabolismo varia de pessoa para pessoa, podendo ser diferente para indivíduos de mesma idade , sexo, peso e altura, pois sofre influência de componentes genéticos e hormonais. Pessoas com metabolismo lento têm mais dificuldade em perder peso, porque necessitam de menos alimentos para cumprir suas funções orgânicas. O contrário acontece com pessoas de metabolismo acelerado, que precisam de mais calorias para suprir suas necessidades vitais. 

Aqui, listamos 5 alimentos que ajudam na aceleração do metabolismo e a consequente perda de peso: 

5 alimentos que aceleram o metabolismo

1. Pimenta vermelha

alimentos termogênicos
Pimenta. | Foto: Reprodução.

A pimenta vermelha é um alimento termogênico, capaz de aumentar o gasto calórico do corpo durante a digestão. A substância responsável por isto é a capsaicina, que aumenta a taxa metabólica em até 20% e, portanto, acelera o metabolismo. Além disso, essa substância possui ação antioxidante e anti-inflamatória que previnem o câncer e ajudam no alívio da dor.

No entanto, o consumo da pimenta deve ser feito de forma moderada, cerca de 3 gramas por dia, uma vez que o seu excesso pode causar queimação na boca e no estômago. 

2. Café 

café
Café. | Foto: Reprodução.

Rico em cafeína, que promove a queima de gordura corporal, o café é famoso por acelerar o metabolismo. 

A quantidade recomendada é de 4 a 5 xícaras de 150 ml por dia. Porém, seu consumo deve ser evitado em casos de insônia, pressão alta e gastrite. 

3. Gengibre

alimentos
Gengibre. | Foto: Reprodução.

Outro alimento termogênico, o gengibre, por possuir os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, aumenta a temperatura do corpo e, consequentemente, a produção de suor e de calor, implicando na queima de gordura e aceleramento o metabolismo. 

Ademais, ele melhora a digestão e o combate de gases intestinais. Tanto o chá feito de gengibre quanto a sua adição em sucos, vitaminas e saladas trazem os benefícios citados acima.

4. Canela

canela
Canela. | Foto: Reprodução.

Por possuir ação termogênica, a canela induz a queima de mais calorias a partir da gordura localizada no abdômen. Além disso, possui efeito anti-inflamatório, antioxidante, melhora na digestão e no controle do colesterol alto e diabetes.

A canela pode ser consumida na forma de chá, ou ser adicionada em sucos, saladas, leite e vitaminas. 

5. Chá verde 

alimentos que aceleram o metabolismo
Chá verde. | Foto: Reprodução.

O chá verde possui grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias como flavonoides e cafeína que auxiliam o organismo no gasto de energia e na queima de gorduras, acelerando, portanto, o metabolismo. Soma-se isto ao seu efeito diurético, o que ajuda a eliminar a retenção de líquidos. 

É recomendado, para obter seus efeitos, a ingestão de 4 a 5 xícaras por dia. Entretanto, é importante evitar o seu consumo junto com as refeições principais, para não atrapalhar a absorção de minerais como o cálcio, zinco e ferro. 

​Também é necessário destacar a importância da ida a um nutricionista, subsequente de um acompanhamento nutricional, pois o ideal seria que um profissional prescrevesse esses alimentos dentro da melhor dieta específica para cada biotipo corporal e necessidades fisiológicas, evitando, assim, a possibilidade de problemas de saúde no futuro. 

____________________________
Por Giulia Lang – Fala! Cásper

Tags mais acessadas