Conheça 4 razões para visitar São Tomé e Príncipe
Menu & Busca
Conheça 4 razões para visitar São Tomé e Príncipe

Conheça 4 razões para visitar São Tomé e Príncipe

Home > Lifestyle > Viagens > Conheça 4 razões para visitar São Tomé e Príncipe

Se você adora conhecer lugares menos visitados sem perder a qualidade de um bom turismo, então vai adorar São Tomé e Príncipe. O país africano, que é composto por duas ilhas no Oceano Atlântico, tem atrativos suficientes para encantar aqueles que apreciam viver experiências únicas. Algumas delas você vai conhecer nesta matéria. Preparado?

Antes de ir aos motivos para visitar São Tomé e Príncipe, é preciso fazer um comentário. Geralmente, quando se fala em África, a narrativa sobre miséria ganha destaque. Quando, na contramão disso, se pensa em exaltar o continente, o foco fica sobre os atrativos naturais. No entanto, a África é muito mais do que os problemas sociais e acidentes geográficos.

Motivos para visitar São Tomé e Príncipe

1. História

Bandeira de São Tomé e Príncipe. | Foto: Coração Africano.

São Tomé e Príncipe tem uma história oficial muito interessante para ser conhecida por visitantes. Antes de 1470, o país não era habitado. Isso só foi acontecer com a chegada dos colonizadores portugueses, que levaram consigo escravizados de diferentes regiões da África. A partir daí, deu-se o cultivo de cana-de-açúcar e cacau nas ilhas. Além disso, São Tomé e Príncipe serviu como entreposto comercial, principalmente de escravizados.

Depois de mais de 500 anos sob o domínio de Portugal, o país finalmente conseguiu sua independência em 1975. Essa conquista foi possível graças aos movimentos de libertação que ganharam força em 1960, em especial, ao Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), que assumiu o governo do país em 1975.

2. Comodidade

Para turistas brasileiros, visitar São Tomé e Príncipe ainda conta com uma importante comodidade, o idioma. Como São Tomé e Príncipe foi colonizado por portugueses, a língua oficial do país é a Língua Portuguesa. Esse é menos um entrave para quem não fala outro idioma ou não se sente confortável se aventurando em uma língua estrangeira.

3. Gastronomia

São Tomé e Príncipe oferece maravilhas culinárias excelentes para quem aprecia frutos do mar e peixes. O seu prato mais conhecido é a Santola, um caranguejo do mar gigante; ele é servido sem nenhum acompanhamento.

santola
Santola. | Foto: Findigae.

Outra iguaria é o Calulu, um peixe defumado temperado com folhas e ervas. A aparência é de uma sopa espessa. 

gastronomia em São Tomé e Príncipe
Calulu. | Foto: Pinterest.

Além desses pratos, há também o peixe grelhado, temperado com ervas e servido com banana, fruta-pão e legumes.

4. Pontos turísticos em São Tomé e Príncipe

Chegando ao tópico ‘pontos turísticos’, São Tomé e Príncipe não decepciona. Entre museus, fábricas de chocolate e outros atrativos, o turista terá lugares deslumbrantes para visitar.

1. Museu Nacional de São Tomé e Príncipe (Forte de São Sebastião)

turismo São Tomé e Príncipe
Forte de São Sebastião. | Foto: Colonial Voyage.

O Museu Nacional de São Tomé fica em um prédio histórico na Baía de Ana Chaves e foi criado, em 1575, para proteger a cidade. No local, o turista terá acesso à exposição de arte sacra e a salas que reproduzem as roças na época da escravidão. Tudo isso sendo acompanhado por um guia para tornar a experiência ainda melhor.

2. Casa Museu Almada Negreiros

viagem
Casa Museu Almada Negreiros. | Foto: Conexão Lusófona.

A Casa Museu Almada Negreiros foi criada por um guia de turismo. No local, habitava Almada Negreiros, escritor, pintor e desenhista, nascido em São Tomé e Príncipe. Com o tempo, a casa sofreu processos de degradação e chegou às ruínas.

No entanto, o guia Joaquim Victor percebeu a importância daquele lugar para a memória coletiva e conseguiu recuperá-lo. Seu acervo, hoje, conta com itens que foram resgatados das ruínas e outros cedidos por visitantes portugueses.

3. Fábrica de chocolates Corallo

chocolate São Tomé e Príncipe
Chocolate Corallo. | Foto: Pen & Fork.

Como você já descobriu, São Tomé e Príncipe produz cacau desde o século XV e, embora a quantidade da produção tenha caído, a qualidade permaneceu a mesma.

Dessa forma, não é uma surpresa que o país tenha chocolates internacionalmente conhecidos e apreciados. A responsável pela fama é a fábrica de chocolate Corallo. Ao visitar a fábrica, o turista pode degustar o doce queridinho de tantas pessoas.

4. Lagoa Azul

lagoa azul
Lagoa Azul. | Foto: Routes Global.

Para não dizer que não falamos das belezas naturais de São Tomé e Príncipe, apresentamos a Lagoa Azul, uma dentre tantas maravilhas da Ilha. A lagoa fica localizada no norte da capital, São Tomé. Lá, é possível apreciar os corais, cardumes e uma vista incrível.

_____________________________
Por Rosamaria Santos – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas