OMS declara erradicação da poliomielite na África; confira
Menu & Busca
OMS declara erradicação da poliomielite na África; confira

OMS declara erradicação da poliomielite na África; confira

Home > Lifestyle > Saúde > OMS declara erradicação da poliomielite na África; confira

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta terça-feira (25), a erradicação do vírus causador da poliomielite, no continente africano.

poliomielite
OMS declara erradicação da poliomielite na África. | Foto: Reprodução.

A diretora regional da OMS, Matshidiso Moeti, declarou: “Este é um marco importante para a África. Representa a segunda erradicação de um vírus no continente africano desde a varíola, há 40 anos. Agora as futuras gerações de crianças africanas podem viver livres da poliomielite selvagem”.

O último caso de pólio na África foi registrado em 2016, no nordeste da Nigéria, região que enfrenta conflitos e oposições de grupos fundamentalistas.

No início dos anos 2000, a Nigéria era considerada um epicentro da doença, já que a pressão de grupos salafistas interrompeu as campanhas de vacinação, que eram vistas como uma ferramenta para esterilizar muçulmanos. O conflito com o grupo fundamentalista Boko Haram, em 2009, prejudicou ainda mais o andamento das vacinas.  

Depois de diversas ações para conscientizar os líderes religiosos acerca da importância da vacina, a OMS finalmente considera que o continente africano está “isento da poliomielite selvagem”. Com a erradicação, cerca de 90% da população mundial está livre do vírus, sendo que os únicos casos existentes são no Afeganistão e no Paquistão, tendo, respectivamente, 29 e 58 casos.

O que é a poliomielite?

A pólio é uma doença infecciosa aguda e contagiosa, provocada pelo “poliovírus selvagem”. Também conhecida como paralisia infantil, a enfermidade não tem cura e afeta a medula espinhal. Dentre os principais sintomas, destacam-se febre, fadiga, enjoo, dor de cabeça e, em alguns casos, paralisia irreversível.

A primeira vacina contra a pólio foi criada em 1950, mas chegou primeiro aos países ricos. Em 1988, a OMS contabilizava mais de 350 mil casos em todo o mundo. Nesse mesmo ano, houve o lançamento da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, e o número de casos caiu mais de 99% mundialmente.

No Brasil, o último caso registrado foi em 1989. Depois de mais de 19 bilhões investidos em mais de 30 anos, a poliomielite está finalmente perto de ser completamente erradicada. 

_________________________________
Por Letícia Felix – Fala! Cásper

Tags mais acessadas