quarta-feira, 19 junho, 24
HomePolíticaConfira tudo o que aconteceu na posse de Lula

Confira tudo o que aconteceu na posse de Lula

​Após as eleições de outubro do ano passado (2022), Luís Inácio ‘Lula‘ da Silva assumiu, neste 1º de janeiro de 2023, o maior cargo do País: a Presidência da República.

Lula (PT – Partido dos Trabalhadores) e Geraldo Alckmin (PSB) disputaram as eleições contra o ex-presidente e candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL – Partido Liberal).

Em um discurso emocionante, o novo Presidente da República, reeleito pela terceira vez – aliás, primeiro e único a conseguir tal feito na história da Democracia Brasileira desde o fim da Ditadura Militar-, afirmou que pretende “governar para os 205 milhões de brasileiros”, não somente para aqueles que votaram nele.

Confira na íntegra os principais detalhes que marcaram a posse do novo presidente brasileiro.

presidente lula, posse de lula
Veja os destaques da posse de Lula. | Foto: Reprodução Lula/Montagem.

O mundo de olho no Brasil de Lula

O presidente eleito Lula, desde seus outros mandatos, estabeleceu boas relações com diversos países nos mais variados continentes. Mesmo após tantos anos, a situação não se mostrou diferente na atualidade: ao todo, ao menos 65 delegações de chefes, vices ou representantes de Estado marcaram presença na posse de Lula.

Homenagem a Pelé, eterno Rei do Futebol

A posse do novo presidente eleito Lula contou com uma programação bem interessante, focando também no público que esteve ali presente durante a cerimônia.

Um dos últimos eventos foi o chamado ‘Festival do Futuro’, que trouxe mais de 60 artistas para animar as pessoas durante a posse. O Festival teve início às 10 horas da manhã e terminou às 3 horas da madrugada.

A princípio, prestou-se uma homenagem à Pelé, como era conhecido o jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento.

Pelé é o único jogador na história de todas as edições da Copa do Mundo de Futebol Masculino da FIFA a ter ganhado 3 títulos mundiais. Além disso, foi e sempre será um símbolo para o esporte.

Aos 82 anos, poucos dias antes do Ano-Novo, o ‘Rei do Futebol’ veio a falecer, deixando um enorme vazio para toda a comunidade esportiva. Diversas figuras famosas e clubes estrangeiros de renome, como o Paris Saint-German (PSG), prestaram homenagens à Pelé, que não foi esquecido durante a posse de Lula.

Anúncio dos Ministros do Governo Lula

Em primeiro lugar na agenda do novo presidente Lula estava a tarefa de anunciar os 26 ministros e as 11 ministras de seu governo.

Após intensos debates e negociações antes mesmo da posse, alguns nomes já eram discutidos para algumas posições. Os maiores destaques foram: Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Sonia Guajajara (Povos Originários), Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça) e Nísia Trindade (Saúde).

Partidos como o MDB, PSB e o UB (União Brasil) também foram contemplados com alguns ministérios.

Mudanças vêm aí

(1) José Guimarães, deputado federal representante do governo Lula na Câmara dos Deputados, afirmou que uma das principais medidas a serem tomadas pelo novo governo é a aprovação da Reforma Tributária.

(2) Houve a criação de uma nova Secretaria, a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

(3) Lula afirma que será um mandato de “reconstrução do Brasil”, onde “a democracia foi a maior vitoriosa nessas eleições”.

(4) O novo governo mostra preocupação com o meio-ambiente e resgata a luta contra o desmatamento na Amazônia e outros biomas brasileiros, a transição energética e a industrialização ‘limpa/verde’.

_____________________________________________

Por Maísa Siena – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

ARTIGOS RECOMENDADOS