Filmes de guerra: confira os 10 melhores títulos do gênero para assistir
Menu & Busca
Filmes de guerra: confira os 10 melhores títulos do gênero para assistir

Filmes de guerra: confira os 10 melhores títulos do gênero para assistir

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Filmes de guerra: confira os 10 melhores títulos do gênero para assistir

Filmes de guerra são parte de uma arte que retrata a realidade, a partir do ponto de vista de seu autor, que nem sempre são agradáveis quanto. Esses longas-metragens são aclamados pela crítica e pelas premiações, que se tornam clássicos de Hollywood.

A seguir, confira os 10 melhores filmes de guerra para assistir e se apaixonar pelo gênero.

Os melhores filmes de guerra

1. Dunkirk (2017)    

Dirigido por Christopher Nolan, Dunkirk narra o cerco dos aliados realizado pelos alemães na praia de Dunquerque, na França, através de duas perspectivas: uma aérea e uma terrestre.

O longa-metragem foi indicado a sete prêmios da Academia em 2018, incluindo o de Melhor Filme, e venceu três: Edição e Mixagem de Som, e de Melhor Montagem. 

2. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

O Resgate do Soldado Ryan narra a história da trajetória do Capitão John H. Miller (Tom Hanks), que recebe uma missão de comandar um grupo do Segundo Batalhão, com o objetivo de resgatar o soldado James Ryan (Matt Damon), último filho vivo de uma viúva. 

O filme conquistou cinco prêmios da Academia em 1999, incluindo Melhor Diretor para Steven Spielberg, e é considerado um dos maiores filmes de guerra.

3. Apocalypse Now (1979) 

Estrelado por Marlon Brando e Martin Sheen, esse filme de Francis Ford Coppola narra a viagem perigosa do Capitão Willard para matar o Coronel Kurtz, que enlouqueceu. 

Além dos Óscares de Melhor Fotografia e de Melhor Mixagem de Som, Apocalypse Now foi premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1979. 

4. Nascido para Matar (1987)

Adaptado do romance The Short-timers, de Gustav Hasford, Nascido para Matar retrata a preparação de soldados pelo Sargento Hartman (R. Lee Ermey), que aplica métodos abusivos em seu treinamento. Enquanto alguns sucumbem à pressão, outros se sentem ótimas máquinas de guerra.

O filme de Stanley Kubrick foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado na cerimônia de 1988. 

R. Lee Ermey
R. Lee Ermey como o Sargento Hartman. | Foto: Reprodução.

5. Glória Feita de Sangue (1957)

Também de Stanley Kubrick, e com Kirk Douglas interpretando o Coronel Dax, Glória Feita de Sangue conta a história de uma missão imprudente ordenada pelo General Comandante George Broulard (Adolphe Menjou). Quando o plano falha miseravelmente, escolhem-se três soldados para serem executados, enquanto Dax protesta contra a corte. 

Baseado no livro homônimo de Humphrey Cobb, o filme é considerado como um dos melhores filmes antiguerra de todos os tempos.

6. Guerra ao Terror (2009)

Guerra ao Terror conta a história dos sargentos americanos William James (Jeremy Renner) e JT Sanborn (Anthony Mackie), integrantes de um esquadrão antibombas atuando no Iraque.

O filme venceu seis Óscares em 2010, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para Kathrin Bigelow, sendo a primeira mulher a vencer o prêmio. 

7. Além da Linha Vermelha (1998)

Com um elenco formado por nomes como Sean Penn, Jim Caviezel e Adrien Brody, Além da Linha Vermelha retrata a luta dos integrantes do Batalhão Charlie na Batalha de Guadalcanal, durante a Segunda Guerra Mundial. 

Dirigido por Terrence Malick, o filme foi indicado a sete Óscares em 1999, mas não venceu nenhum. 

8. Vá e Veja (1985)

Filmado na antiga União Soviética por Elem Klimov, esse filme antiguerra conta a trajetória de Florya (Aleksei Kravchenko), um jovem separado de seus comandantes durante a Segunda Guerra Mundial.

O filme venceu o Prêmio de Ouro de Festival Internacional de Cinema de Moscou, em 1985, e o de Melhor Filme Restaurado, no Festival de Veneza de 2017. 

9. Lawrence da Arábia (1962)

Esse épico filme de David Lean conta a história do oficial britânico T. E. Lawrence (Peter O’ Toole), enviado para a Arábia com o objetivo de encontrar o príncipe Faisal e ajudar os árabes na luta contra os turcos. Lawrence se rebela contra seus superiores e enfrenta uma longa jornada pelo deserto para atacar um ponto turco bem protegido. 

O filme foi indicado a dez estatuetas de ouro da Academia, e venceu sete, incluindo a de Melhor Filme. 

10. Bastardos Inglórios (2009)

Dirigido por Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios narra a história de um grupo de soldados americanos que, comandados pelo Tenente Aldo Raine (Brad Pitt), recebem a missão de escalpelar soldados nazistas. Ao mesmo tempo, a judia Shoshanna (Mélanie Laurent) planeja vingança contra os nazistas, principalmente o Coronel Hans Landa (Christoph Waltz). 

O filme foi indicado a oito estatuetas da Academia, vencendo a de Melhor Ator Coadjuvante, entregue a Christoph Waltz. 

______________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas