Filmes possuem diversos objetivos. Fazem o espectador pensar, se emocionar e, inclusive, se divertir, como comédias. Confira aqui os dez melhores filmes de comédia:
Os 10 melhores filmes de comédia
1. Monty Python – Em Busca do Cálice Sagrado (1975)
Dirigido por Terry Gilliam e Terry Jones, o filme conta a jornada do Rei Artur em busca do Santo Graal. Com o aparecimento de personagens surreais, como coelhos devoradores de gente, a missão é dificultada.
Pela presença de uma comédia satírica dos tempos medievais, e pelas atuações teatralmente ridículas (em um sentido bom) Monty Python – Em Busca do Cálice Sagrado garante altas risadas.
2. Loucademia de Polícia (1984)
Esse clássico dos anos 80 é reconhecido pelo seu humor paródico. Na obra, a prefeita de uma grande cidade decide recrutar policiais sem nenhuma qualificação para proteger os cidadãos.
3. Curtindo a Vida Adoidado (1986)
Esse filme do diretor John Huges é um dos mais aclamados da década de 80. Pelo bom uso da quebra de quarta parede e pela humor, Curtindo a Vida Adoidado encaixou-se como um dos melhores “feel-good movies” de todos os tempos.
A obra cinematográfica conta a história de Ferris Bueller (Matthew Broderick), um adolescente que decidi fugir da rotina. Por sua atuação, Broderick foi indicado ao Globo de Ouro de ‘Melhor Ator em Comédia/Musical’.
4. Os Caça-Fantasmas (1984)
Os Caça-Fantasmas é um dos maiores clássicos, não apenas da comédia, mas também do cinema como um todo. No filme, dirigido por Ivan Reitman, uma equipe de cientistas é contratada para capturar fantasmas reportados por cidadãos de Nova Iorque.
O filme foi indicado aos Globos de Ouro de ‘Melhor Filme de Comédia/Musical’ e ‘Melhor Ator’ em Comédia/Musical (Bill Murray). Além disso, recebeu uma indicação ao Oscar de ‘Melhores Efeitos Visuais’.
5. Apertem os cintos… o Piloto Sumiu! (1980)
Essa comédia satírica dirigida por David Zucker, Jerry Zucker e Jim Abrahams narra as dificuldades passadas dentro de uma aeronave, que possui um piloto com medo de voar e uma tripulação sofrendo de intoxicação alimentar.
Retratando situações de humor negro e comédia absurda, o filme foi indicado ao Globo de Ouro de ‘Melhor Filme Cômico/Musical’.
6. O Auto da Compadecida (2000)
Baseado no livro homônimo de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida é considerado um dos melhores filmes brasileiros.
Dirigido por Guel Arraes, a obra mostra as aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chico (Selton Mello), dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver.
Recebeu quatro prêmios do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, um dos maiores do país, incluindo ‘Melhor Diretor’ e ‘Melhor Ator’, para Matheus Natchergaele.
7. Tempos Modernos (1936)
Dirigido e protagonizado pelo lendário Charlie Chaplin, Tempos Modernos relata a história do famoso personagem Vagabundo, que, dessa vez, é preso após um motim realizado em uma fábrica. A partir daí, uma série de situações atravessam a vida do personagem.
O filme trata de uma crítica ao capitalismo, nazifascismo e imperialismo, denunciando os mau-tratos sofridos por trabalhadores desde a Revolução Industrial.
8. Feitiço do Tempo (1993)
O clássico dos anos 90 é dirigido por Harold Ramis e conta a história de Phil (Bill Murray), um homem arrogante que, ao ficar preso em uma espécie de túnel do tempo, é condenado a reviver indefinidamente o mesmo dia até que mude suas atitudes.
9. Quanto Mais Quente Melhor (1959)
Em Quanto Mais Quente Melhor, os amigos Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) precisam escapar depois de testemunharem um assassinato da máfia. Para isso, decidem se disfarçar de mulher e juntam-se a um grupo feminino de Jazz. Enquanto Joe finge ser um milionário para ganhar Sugar (Marilyn Monroe), a cantora sexy da banda, Jerry vê-se perseguido por um verdadeiro milionário.
O filme foi indicado a cinco Óscares, incluindo o de ‘Melhor Ator’, para Jack Lemmon, e ‘Melhor Diretor’, para Billy Wilder.
10. Superbad – É Hoje! (2007)
O filme Superbad- É Hoje narra a aventura de três amigos do último ano em busca de bebida alcóolica para uma festa. Porém, algumas situações complicam os adolescentes de atingirem sua meta.
_____________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper