É incontestável a afirmação de que as séries médicas conquistaram o público e as mais diversas telas por todo o mundo. Não é ao acaso que surjam cada vez mais produções desse gênero acompanhadas pela renovação de várias temporadas das já existentes (eu sei que você pensou em uma específica agora).
Sabendo disso, a equipe do Fala! reuniu uma lista de alguns seriados que se passam em hospitais como recomendações a serem assistidos. Veja!
Séries médicas para assistir
1. Grey’s Anatomy
Uma das mais premiadas séries de ambiente médico existentes, Grey’s Anatomy foi ao ar pela primeira vez em março de 2005 e, desde então, acumulam-se 17 temporadas que a transformam na 10ª série mais longa da história!
O elenco conta com estrelas como Patrick Dempsey, Sandra Oh, Katherine Heigl e a célebre Ellen Pompeo que dá vida à protagonista Meredith Grey. O staff invejável liderado por Shonda Rhimes – produtora e roteirista – ainda conta com grandes roteiros, ótima trilha sonora e reviravoltas de roer as unhas que fazem do seriado um enorme sucesso no mundo todo.
Sua trama se baseia no paralelo da rotina hospitalar – onde quase todos os personagens trabalham – e a vida pessoal dos personagens, com problemas familiares, amorosos e até mesmo judiciais.
A produção da ABC conta com 17 temporadas com cerca de 25 episódios cada.
2. Sob Pressão
A representante brasileira da lista conta com o número de 3 temporadas, iniciadas em 2017. Exibida pela Rede Globo e produzida em junção com a Conspiração Filmes, a série é estrelada por figuras como Marjorie Estiano e Júlio Andrade.
A criação do seriado derivou-se do livro Sob Pressão: A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro, de Marcio Maranhão por Renato Fagundes e Jorge Furtado – os criadores.
A trama traz à tona o caos do atual sistema de saúde brasileiro, onde os locais são definidos por escassez de recursos e qualidade em um ambiente de extrema pressão no subúrbio do Rio de Janeiro e, em paralelo, as desarmonias do convívio pessoal entre os médicos, principalmente dos protagonistas Dr. Evandro e Dra. Carolina.
As três temporadas somadas proporcionam 34 episódios de drama, com a quarta temporada confirmada em 2020.
3. The Good Doctor
A série estadunidense lançada pela ABC já se tornou sucesso de audiência desde o ano de sua estreia, em 2017. As 4 temporadas do seriado se diferenciam em razão de seu enredo: a medicina por meio dos olhos do autismo.
O extraordinário ator Freddie Highmore dá vida ao protagonista Shaun Murphy: o mais novo doutor do hospital que é portador do autismo e que, por conta de sua condição, enfrenta grande onda de preconceito. A trama, disponibilizada na plataforma do Globoplay, é baseada nos desafios diários da profissão aliada à luta de Dr. Murphy na comprovação de sua competência que é colocada à prova em vários momentos.
4. Dr. House
Uma série que esteve por anos disponível na Netflix, Dr. House recebeu dois Globo de Ouro resultados de oito temporadas com média de 23 episódios cada.
A série de drama médico é a primeira da lista já finalizada, que ficou no ar entre 2004 e 2012. Inspirada em Sherlock Holmes, a série tem sua força no protagonista Dr. Gregory House (Hugh Laurie), portador de uma personalidade de comportamentos peculiares e que se alia ao excelente roteiro e escolha de personagens.
A trama estadunidense gira, assim como as outras, no dia a dia hospitalar de Dr. House e sua equipe que é caracterizado pelos métodos diagnósticos nada convencionais e na investigação de casos clínicos raros. É notório que o profundo nível de excentricidade, seja nos personagens ou casos foi o grande diferencial do fenômeno de audiência.
5. Scrubs
Por último, mas não menos importante, trago a série com uma proposta mais alternativa das citadas acima: Scrubs. O grande sucesso de Bill Lawrence faz um mix de ambiente hospitalar e comédia. Sim, comédia. Muitos devem questionar se essa ideia, no mínimo diferente, obteve sucesso. E a resposta é sim! No ar por nove anos (2001-2010), a série tem origem estadunidense.
O seriado conta as experiências médicas do dia a dia do hospital Sacred Heart, tendo J.D. Dorian como narradora e personagem principal. Além do diferencial da leveza, o programa carrega consigo uma reflexão ou lição de vida ao final de cada episódio.
_________________________
Por Bruna Beato – Fala! Cásper