Como se preparar para os exames: melhores conselhos para os alunos
Menu & Busca
Como se preparar para os exames: melhores conselhos para os alunos

Como se preparar para os exames: melhores conselhos para os alunos

Home > Universidades > Como se preparar para os exames: melhores conselhos para os alunos

Você está morrendo de vontade de entrar naquela faculdade dos seus sonhos? Bem, então, o primeiro passo é passar no exame de admissão. Através deste teste, os candidatos ideais são selecionados para serem os estudantes daquela universidade. Se você já fez seu processo de seleção e já tem o formulário de exames em suas mãos, parabéns, você já deu o primeiro passo! Não importa se você quer fazer TCC em Salvador, em São Paulo, na Cidade do México ou em Madrid!

Agora, o próximo passo é se preparar para o vestibular. Não é realmente difícil, mas, às vezes, os nervos e o estresse podem pregar peças em você, então decidimos criar estas linhas nas quais você aprenderá como estudar para um exame de admissão. Lembre-se de que tudo depende de você, se colocar esforço, certamente poderá alcançá-lo.

exames
Veja como se preparar para os exames. | Foto: Reprodução.

Como estudar para um vestibular? Veja um guia para exames com o passo a passo

1. Trace um plano para os exames

A primeira e mais importante coisa é que este é um vestibular que cobre muitos assuntos, portanto, você terá que dedicar tempo a cada um deles. Nossa sugestão é que você comece a olhar quanto tempo tem do dia em que sabe a data do exame de admissão e faça um plano, lembre-se de ser super honesto e estabeleça metas reais: quantos dias e horas por semana você está disposto a dedicar aos estudos.

A melhor coisa a fazer é montar um horário de estudo para seu teste de admissão, assim será mais fácil ver seu progresso e ter sempre, pelo menos, uma semana de “almofada” para qualquer coisa que possa acontecer. Com tudo isso em mente, será muito mais fácil se organizar.

2. Do mais difícil para o mais fácil

Como você leu na seção anterior, um vestibular inclui vários assuntos, um vestibular universitário geralmente avalia o seguinte:

  • Biologia
  • História Mundial
  • História do Brasil
  • Literatura
  • Português
  • Geografia
  • Química
  • Física
  • Matemática
  • Filosofia

Como você terá tempo suficiente para se preparar, nossa recomendação é que consulte o guia de estudo (este deve ser fornecido por sua universidade) e veja quais são os tópicos mais difíceis para você e comece a revisá-los; por exemplo: se não lembra datas e movimentos históricos, comece por isso, já que você tem tempo para seu vestibular, pode ir um pouco mais fundo nos tópicos, também considere isto em sua agenda para que você não fique fora de controle no momento de estudar.

Uma vez que você já tenha dominado alguma área, então, passe para aqueles tópicos que são mais fáceis para você. Nestes, não terá que parar tanto, porque como já os conhece, simplesmente terá que dar uma olhada, revisá-los para se lembrar dos pontos mais importantes e pronto! Você estará preparado para seu vestibular.

3. Utilize técnicas de estudo

Você percebe que, com essas dicas, você está ficando super organizado para seu exame de admissão? Bem, lembre-se de que quando você estiver estudando para cada uma delas, um ponto muito importante é ter técnicas de estudo que o ajudarão a entender melhor o conhecimento de cada assunto.

A técnica de estudo pode ser diferente para cada assunto, por exemplo, se para Biologia você usa mapas mentais, isso não significa que não tenha que ser a mesma para Matemática, talvez para aquele assunto, você tenha que fazer cartões de estudo. Lembre-se de que todos aprendem de forma diferente, portanto, o mais importante é que você mesmo se sinta confortável e perceba que está avançando e assimilando conhecimentos.

4. Descanse e divirta-se ao menos um pouco

Dentro de seu horário ou tabela de tempo, inclua sempre dias para você descansar. Se você colocar 15 dias consecutivos sem intervalo entre eles, é provável que alguns dias antes de seu vestibular você se sinta super cansado e não vá querer continuar.

Nossa dica para esses casos é que, talvez, um dia do fim de semana, você não veja absolutamente nada do que está estudando e o dedique a outras coisas que você gosta e sinta prazer, tais como: ir ao cinema, assistir a um filme, sair com seus amigos ou seu parceiro. Isto o ajudará a se sentir mais motivado e ansioso para continuar aprendendo.

5. Use alguns simuladores para “aprimorar seus conhecimentos”

Na internet, existem diferentes sites que possuem simuladores para que você possa ter uma ideia melhor de como será o teste de admissão que você vai fazer. Algumas universidades até oferecem a você (por um custo extra) um simulador com as perguntas que podem ser incluídas no teste quando você receber seu formulário de inscrição.

Se você não tem dinheiro para pagar por isso, tudo bem! Como você leu, há vários sites na internet que podem ajudá-lo com isso, como um simulador para você ver perguntas padronizadas para um teste de admissão. Sugerimos que você faça o teste quando tiver um progresso significativo nos tópicos que revisou, caso contrário, certamente terá vários erros e isso poderá causar frustração.

Com este tipo de simulador, você será capaz de detectar quais são suas áreas de oportunidade em um teste como este e refinar o conhecimento que você não está aprendendo bem, é altamente recomendado!

6. Relaxe e acalme-se na noite anterior aos exames

Amanhã é a data que você está esperando? Bem, temos duas coisas para dizer: a primeira é parabéns! Porque você certamente trabalhou duro para esse grande dia e vai se sair muito bem. O segundo é, por favor, relaxe! É natural sentir-se nervoso, mas tente controlá-los, respirar fundo e confiar muito em si mesmo.

Não sugerimos que você fique louco tentando assimilar todo o conhecimento uma noite antes, garantimos que, dessa forma, não conseguirá nada! Vá para a cama cedo, respire fundo e tente relaxar o máximo que puder, durma tranquilamente e com a melhor atitude. No dia seguinte, levante-se em uma boa hora para chegar ao local do vestibular sem problemas, tome um bom café da manhã para que a fome não o incomode enquanto faz seu teste e pronto, confie em si mesmo, você sabe que pode fazer isso!

7. Quando se trata de estudar, não se estresse!

Você já viu que não é tão difícil quanto você pensava? É tudo uma questão de um pouco (ou talvez muito) de organização, dedicação e esforço, que é a chave para alcançar qualquer coisa que queira na vida. Lembre-se de que todo esforço tem sempre uma recompensa. Que nada o detenha e vamos ter sucesso!

Tags mais acessadas