Como organizar os estudos: 10 dicas importantes
Menu & Busca
Como organizar os estudos? 10 dicas que vão te ajudar

Como organizar os estudos? 10 dicas que vão te ajudar

Home > Universidades > Como organizar os estudos? 10 dicas que vão te ajudar

Entender como organizar os estudos é fundamental para os seus resultados. Ter um cronograma bem definido e pensado para as suas necessidades de estudo é uma excelente estratégia para melhorar a sua produtividade. 

Por isso, se você se pergunta”como organizar meus estudos”, nesse post você vai conhecer as vantagens de manter os seus estudos organizados e conferir dez dicas de como organizar os estudos. Confira! 

Entenda como organizar os estudos para concursos e vestibulares.
Entenda como organizar os estudos para concursos e vestibulares. | Foto: Unsplash.

Por que organizar os estudos?

Saber como organizar os estudos é muito importante para a sua rotina e para um melhor resultado. Entenda quais são as cinco maiores vantagens de manter os estudos organizados: 

Otimização da produtividade

Uma das grandes vantagens de entender como organizar os estudos é a otimização da sua produtividade. Com uma rotina de estudos bem organizada, você sabe exatamente o que fazer e quando fazer, e assim não perde tempo decidindo o que estudar. 

Além disso, a organização dos estudos contribui muito para a motivação, já que você estabelece datas e metas para os seus estudos. 

Melhora no desempenho

Além disso, saber como organizar os estudos contribui muito para melhorar o seu desempenho nos seus estudos. 

Com uma organização bem feita, você não deixa conteúdo para trás, evitando atrasos, além de reservar tempo para resolução de exercícios e revisões, o que favorece muito a melhorar os seus resultados. 

Favorecer uma rotina saudável de estudos 

Organizar os estudos faz muita diferença para a sua saúde física e mental. Dessa forma, você consegue organizar espaços de tempo livre, descanso e atividade física. Além disso, saber como organizar os estudos ajuda a evitar a matéria atrasada e reduz a autocobrança.

Maior controle sobre a sua rotina

Com a organização dos estudos, você possui um controle maior sobre a sua rotina. Dessa forma, você consegue visualizar todo o tempo disponível para estudos, trabalho e descanso, e consegue controlar esse tempo conforme as suas prioridades.

Mais tempo livre 

Ter uma ideia de como organizar os estudos é excelente para otimizar o seu tempo. Afinal, perde-se menos tempo decidindo o que estudar, além de estabelecer os períodos de tempo para cada atividade. Assim, sobra mais tempo para momentos de descanso e lazer, que são fundamentais para manter a produtividade. 

Confira dez dicas de como organizar os estudos.
Confira dez dicas de como organizar os estudos. | Foto: Unsplash.

10 dicas de como organizar seus estudos

Agora que você já sabe porque você deve saber como organizar os estudos, confira dez dicas fundamentais para estabelecer uma rotina organizada e como ser mais produtivo nos estudos

Estabeleça metas

Uma das dicas mais importantes de como organizar os estudos é estabelecer metas e prazos para o seu estudo. Assim, você se mantém motivado para cumprir as suas tarefas e satisfeito quando elas são cumpridas. 

Alguns exemplos de metas são: a conclusão de um conteúdo até determinada data, uma porcentagem específica de acertos nos exercícios, entre outras. 

Entenda a sua rotina

O seu cronograma de estudos deve ser adaptado à sua realidade. Por isso, dificilmente um modelo pronto vai se encaixar com a sua rotina. 

Para montar o seu próprio cronograma, você deve entender quanto tempo disponível você tem para estudar, e quanto tempo é exigido por demais atividades, como trabalho, atividades extracurriculares e tarefas da casa.

Compreenda a forma com que você se organiza melhor

Existem algumas maneiras diferentes de como organizar os estudos: esse cronograma pode ser feito de forma diária, semanal, mensal, ou através de uma lista de tarefas. 

Você deve entender qual forma se encaixa melhor na sua rotina e funciona melhor para você, para que você consiga organizar os seus estudos da maneira mais produtiva.

Conheça as suas habilidades e limites 

Para montar um cronograma de estudos e como organizar os estudos, o autoconhecimento é muito importante: construa as suas metas com base na sua produtividade, e entenda qual é o tempo de estudo ideal para você. 

Afinal, não adianta estabelecer uma rotina de oito horas diárias de estudo se essa rotina dificilmente será produtiva na sua realidade.

Registre tudo aquilo que você tem que estudar

O próximo passo de como organizar os estudos é anotar todos os conteúdos que você precisa estudar. Se você está estudando para um concurso, por exemplo, consulte todos os conteúdos que poderão estar na sua prova e registre-os. 

Depois disso, você poderá dividir esses conteúdos nos seus espaços destinados ao estudo e montar o seu cronograma. 

Destine tempo para estudo, resolução de exercícios e revisões

O seu tempo destinado para os estudos deve ser dividido de forma produtiva. Por isso, para entender como organizar os estudos, é importante definir quando você vai estudar o material, quando fará a resolução de exercícios ou quando fará revisões do conteúdo. 

Você pode fazer isso de forma igualitária ou determinar qual dessas formas de estudo têm mais importância para você, dividindo as suas sessões de estudo de acordo com as suas prioridades.

Separe espaços de tempo para lazer e descanso

Reservar espaços de tempo livre é uma atitude essencial para manter a sua produtividade e motivação. Para fazer isso, você pode controlar o seu cronograma, destinando momentos específicos para esse descanso. 

Dessa forma, você poderá usufruir o seu tempo livre, mas não perder o controle sobre ele, pois sabe exatamente o momento de estudar e o momento de descansar. 

Programe intervalos nas sessões de estudos

Além disso, intervalos durante as suas sessões de estudo também são muito importantes para entender como organizar os estudos. Para contabilizar o tempo destinado para cada tarefa, leve em consideração também os intervalos feitos durante os seus estudos. Esses intervalos são muito importantes para manter a produtividade em longo prazo e evitar um burnout, por exemplo. 

Reserve um período para cobrir imprevistos

Imprevistos são naturais, e podem acabar bagunçando a sua rotina de estudos. Por isso, manter um período da semana disponível para recuperar o conteúdo perdido durante esse imprevisto faz toda a diferença para evitar a matéria atrasada e saber como organizar os estudos. 

Deixe os membros da sua família cientes da sua rotina de estudos

Para contribuir com a sua produtividade e evitar distrações ocasionadas por outros membros da família, converse com as pessoas que vivem com você, para que elas entendam os horários em que você está estudando. Assim, você pode pedir para que evitem fazer barulhos ou te interromper durante esses períodos.

___________________________________________________

Por Malu Jansen – Fala! Cásper

Tags mais acessadas