Como fazer chocolate caseiro para se deliciar durante a quarentena?
Menu & Busca
Como fazer chocolate caseiro para se deliciar durante a quarentena?

Como fazer chocolate caseiro para se deliciar durante a quarentena?

Home > Lifestyle > Como fazer chocolate caseiro para se deliciar durante a quarentena?

A quarentena também nos deixa mais tristes e solitários. O chocolate pode ser uma grande salvação nesses dias. Confira duas receitas de como fazer chocolate caseiro para se deliciar durante esses dias tão difíceis

Quase todo mundo gosta de chocolate, não é mesmo? Tem para todos os gostos: amargo, branco, com nozes, são inúmeras opções e formatos para agradar a todos. Formado por uma série de substâncias químicas psicoativas, como a anandamida, o chocolate nos traz uma sensação de prazer e felicidade. Você com certeza já ouviu alguém falar “estou muito triste, mereço um chocolate”, ou até mesmo para comemorar algum triunfo.

Nesse período tão complicado de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, comer chocolate pode ser uma saída para os dias mais tristes e solitários. Mas você sabia que não precisa ir ao supermercado para se deliciar com o chocolate?

Chocolate
Chocolate. | Foto: Reprodução.

Como fazer chocolate em casa

Você pode fazer o famoso brigadeiro de panela, com apenas leite condensado, achocolatado em pó e uma colher de manteiga. Não tem muito segredo! Basta colocar em uma panela em fogo baixo, mexer até obter uma mistura consistente e começar a aparecer algumas bolinhas. O brigadeiro caseiro pode ser enrolado com granulado, pode virar a cobertura de um bolo ou você também pode comê-lo, na vasilha mesmo!

No entanto, aqueles que desejam algo mais sofisticado podem optar por criar seu próprio chocolate, torrando e moendo as amêndoas do cacau. Esse método, contudo é mais trabalhoso e requer mais tempo e ferramentas próprias.

Brigadeiro
Brigadeiro. | Foto: Reprodução.

Confira, a seguir, a receita de brigadeiro e chocolate artesanal para fazer em casa durante a quarentena.

Brigadeiro

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de leite integral;
  • 4 colheres (sopa) de açúcar;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 2 colheres (sopa) de achocolatado em pó.

Modo de preparo:

Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sem parar até começar a ferver. Quando isso acontecer, continue mexendo até que a mistura comece a desgrudar da panela. Em seguida, desligue o fogo e bata tudo com uma colher por, aproximadamente, 2 minutos.

Prepare um recipiente untando-o com manteiga. Em seguida, coloque a mistura e espere esfriar. Depois, basta cortar os tabletes da maneira que preferir e servir o seu chocolate em barra gelado.

O chocalete artesanal é uma das opções para quem quer preparar seu próprio doce.
O chocalete artesanal é uma das opções para quem quer preparar seu próprio doce. | Foto: Reprodução.

Chocolate artesanal (caseiro)

Ingredientes:

  • 1 cacau (20 amêndoas da fruta)
  • 200g de pasta de cacau
  • 50g de leite em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga de cacau ou óleo de coco

Modo de Preparo:

Abra o cacau e retire as amêndoas de dentro dele, reservando-as em uma vasilha. Em seguida, cubra o recipiente com filme plástico e deixe tampado por dois dias. Em seguida, faça pequenos furos no plástico e deixe reservado por mais três dias, para que o processo de fermentação do cacau ocorra por completo.

Após essa passagem de tempo, retire as sementes da vasilha, coloque-as em uma assadeira e deixe-as no sol quente por uma semana. Esse processo será para secar o grão e facilitar na hora de torrar e moer o cacau.

Quando os grãos estiverem secos, está na hora de produzir o chocolate artesanal. O primeiro passo é torrar o cacau para que seja moído, para isso é necessário levar as amêndoas ao forno, pré aquecido por 10 minutos, a 200C. Para que todo o processo de torra aconteça é necessário deixar os grãos por cerca de 30 minutos no forno ou até ficarem escuros.

Em seguida, após as amêndoas esfriarem, retire a casca dos grãos, para isso não é necessário material algum, apenas esfregar as sementes nos dedos. Quando estiver descascado, coloque os grãos em um processador e bata até que fique com uma consistência pastosa.

Quando terminar de bater, retire a pasta do cacau, coloque em um recipiente e adicione o açúcar, o leite em pó e a pitada de sal. Misture bem todos os ingredientes e leve ao microondas por 30 segundos. Em seguida, coloque essa mistura no processador e bata até ficar com uma consistência pastosa. Repita esse processo 5 vezes até que a pasta fique bem mole e chegue no ponto desejado.

Quando finalizar esse processo, aqueça a pasta novamente no microondas por 30 segundos e leve ao liquidificador com uma colher de sopa de manteiga de cacau ou óleo de coco. Bata até que a mistura fique homogênea e mais líquida. Em seguida, retire a base do chocolate e coloque em uma vasilha limpa e seca.

Esse chocolate artesanal pode ser consumido puro ou pode ser temperado para que se faça bombons, ovos de Páscoa ou barras de chocolate.

__________________________________
Por Rafaela Souza – Fala! UFMGa

Tags mais acessadas