Ao chegar nos últimos semestres da graduação os alunos devem desenvolver seu trabalho de conclusão de curso (TCC). Este sendo o trabalho acadêmico com maior peso na vida universitária, definindo se alguém poderá ou não concluir sua graduação e receber o diploma.
Uma forma de se familiarizar com a estrutura de TCC é com a leitura de um exemplo de monografia pronta. Dessa forma é possível entender melhor como esses trabalhos são desenvolvidos e garantir que o projeto de monografia seja iniciado da melhor forma.
O TCC pode estar organizado em uma ou duas etapas, isso varia dependendo da universidade. No modelo de duas etapas o aluno deve desenvolver primeiramente seu Projeto de TCC e, após ser devidamente aprovado, parte então para o desenvolvimento da monografia.
Uma monografia costuma seguir uma estrutura incluindo capítulos como: introdução, fundamentação teórica, metodologia, trabalhos relacionados e conclusão. Porém, apesar de a introdução ser o primeiro capítulo, é recomendado que seja escrito por último. O motivo para isso vem de que é mais fácil de escrever esse capítulo quando já se está familiarizado com o tema do trabalho.
Ao realizar a leitura de monografias de exemplo fica mais fácil compreender o que deve ser incluído em cada capítulo do TCC, independente do tema escolhido. O segredo é utilizar as monografias prontas como um modelo a ser seguido na hora de escrever o TCC, assim é sempre possível encontrar padrões que podem ser adaptados para o tema específico.
Formatação de TCC
Um desafio presente no desenvolvimento de TCC é a formatação que deve ser utilizada. Em um primeiro momento a quantidade de regras a serem seguidas parece excessiva, afinal, o que importa é a qualidade do trabalho. Certo?
Monografias devem ser formatadas seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas normas auxiliam os pesquisadores a desenvolverem trabalhos acadêmicos que seguem um padrão de qualidade, por isso é importante que elas sejam respeitadas na hora de escrever o TCC.
Sabendo disso fica mais fácil entender porque existe a exigência de que os alunos respeitem as normas da ABNT no desenvolvimento da monografia. Elas servem como uma ferramenta que ajuda a garantir que a pesquisa desenvolvida seja relatada de forma adequada e padronizada.
Claro que depois de aprender mais sobre as normas ABNT é natural se perguntar se existe algum modelo editável que já esteja devidamente formatado para evitar o gasto de tempo formatando do zero e assim concluir o TCC mais rápido. Uma alternativa para quem busca essa solução está em modelos de monografia pronta no Word.
Como escolher um tema para o seu TCC
A tarefa de escrever um TCC pode parecer assustadora no início, especialmente para aqueles que não possuem experiência com a escrita de trabalhos acadêmicos utilizando uma metodologia de pesquisa semelhante.
Essa etapa da graduação apresenta desafios, porém seguindo alguns passos básicos para fazer uma boa monografia é possível tornar o processo de desenvolvimento da monografia mais fácil até mesmo para aqueles que têm pouca ou nenhuma experiência com a metodologia de pesquisa para trabalhos acadêmicos.
O primeiro passo para um projeto de TCC de sucesso é a escolha do tema. É importante escolher um tema para sua monografia que seja relevante e original, o desenvolvimento de um projeto inovador contribui fortemente para o resultado do trabalho. Afinal, o objetivo do desenvolvimento de uma monografia é gerar uma contribuição para a área.
A principal dica para fazer uma boa escolha de tema é: encontre um assunto que desperte o interesse. A motivação para desenvolver a pesquisa do TCC vai ser maior partindo de um domínio que o aluno esteja interessado em aprender mais sobre. O TCC envolve muitas horas de dedicação para ser concluído, então é importante tornar esse período o mais agradável possível, assim não surge aquela vontade de procrastinar tão comum na hora de escrever um trabalho acadêmico.
Depois de encontrar uma ou mais áreas de pesquisa com potencial para o TCC, o aluno deve entrar em contato com professores especialistas na sua universidade para discutir possíveis temas para o trabalho. Se o aluno já tiver algumas ideias de tema isso facilita o processo, mas caso não tenha, os professores estão sempre dispostos a ajudar.
Ao conversar com os professores especializados é possível ter uma visão mais completa da área e dos temas que podem ser explorados em uma pesquisa de TCC, tornando possível uma escolha adequada não só do tema como também do orientador que irá auxiliar o aluno durante a jornada de desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.