É muito importante acompanhar e monitorar regularmente os indicadores de saúde física, consultando sempre um profissional da saúde e realizando o tradicional check-up. Quem não analisa regularmente os diversos âmbitos da saúde, corre o risco de descobrir algum problema de saúde e, talvez, ser tarde demais para realizar um tratamento eficiente. Na gestão do centro cirúrgico ocorre o mesmo, por isso, é muito importante ter um indicador de assertividade para auxiliar na ordem e na organização das rotinas hospitalares.
Não medir com frequência, a partir de uma certa idade, a taxa de glicemia, colesterol, pressão arterial, entre outros, faz com que não seja possível afirmar com segurança como está a saúde física de uma pessoa, mesmo que não haja sintomas aparentes de enfermidades.
No geral, o gestor do centro cirúrgico que examina seus principais indicadores de assertividade, ou seja, os instrumentos que revelam um parâmetro de desempenho, podendo assinalar anomalias, implementar correções, aplicar esforços precisos e direcionados para que elas não se tornem maiores e venham a atrapalhar o crescimento da corporação do centro cirúrgico.
Um dos obstáculos nesse quesito é que alguns gestores não conseguem detectar facilmente, de forma precisa e em tempo real, vários critérios dos indicadores de assertividade. A ausência de tempo ou organização pode fazer com que não se dê a atenção necessária a eles. Por essa razão, se a agenda está apertada, selecionamos algumas estratégias para se obter maior assertividade na clínica cirúrgica.
5 estratégias para ser mais assertivo na clínica cirúrgica com a SurgeMap
Confira, a seguir, quais são as estratégias de assertividade na clínica cirúrgica:
- Obter indicadores de assertividade de forma sistemática;
- Avaliá-los criteriosamente, examinando causas e efeitos;
- Elaborar, implantar e controlar planos de ação;
- Envolver a equipe em todas as etapas, zelando por sua motivação e qualificação;
- Definir as necessidades e buscar ajuda externa pode ser um passo importante para sempre atualizar e aprimorar o planejamento estratégico e abrir novos horizontes.
Os indicadores de assertividade que devem ser sempre avaliados, no mínimo, mensalmente, são:
Faturamento
Se os custos, despesas, preços e as condições não forem precisamente levantadas e aplicadas, o excesso pode atrapalhar a gestão da clínica. Por outro lado, se um determinado centro cirúrgico está vendendo mais serviços do que a média do mercado e com uma margem líquida superior, a análise desse indicador é positiva.
Recebimentos
É interessante continuar “vendendo” somente aos mesmos clientes, ainda mais se existem atrasos nos recebimentos e inadimplência? Racionalmente não. A avaliação desse indicador pode levar, entre outros, ao exame e correção do processo de vendas.
Existe ainda a situação das vendas a prazo, que podem prejudicar o fluxo de caixa, afetando a pontualidade dos pagamentos de contas e dívidas. Esse indicador de assertividade pode levar o centro cirúrgico a fazer uma revisão da maneira como analisa o crédito, aumentar o suporte a bons clientes, planos de ação para diminuir os prazos de pagamento e possibilitar contrapartidas convenientes, entre outros.
Custo Fixo
O custo fixo deve ser investigado e questionado sempre. Será que é possível produzir mais, porém com menos recursos? É possível converter uma parte dos custos fixos em custos variáveis? Revisar processos internos diminuiria custos e despesas desnecessárias? É necessário avaliar essas condições e definir o melhor planejamento financeiro para sua clínica.
Ticket médio
É o resultado do faturamento dividido pelo número de vendas dos serviços do centro cirúrgico, que pode ser por vendedor, região, cliente, grupo de clientes, entre outros fatores.
As análises seguem os mais diversos caminhos: Quais treinamentos são necessários para nossa equipe? Melhorar a motivação do time pode contribuir para o aumento do ticket médio? Como estimular vendas com maior valor agregado? É possível elaborar pacotes promocionais? Tudo isso deve ser avaliado pela gestão da clínica.
Nível de endividamento
Conseguir crédito pode nortear o crescimento dos negócios, mas, ser dependente dele para sobreviver a curto, médio ou longo prazo pode gerar menores resultados. Por isso, leve em consideração questões como: Quanto maior a quantidade de juros pagos, quais as formas de prorrogar as dívidas vigentes com taxas menores? Como diminuir a necessidade de crédito em descontos de recebíveis, que atrapalham o fluxo de caixa? É o momento de entrar em busca de um novo sócio ou injetar mais dinheiro?
Lucratividade
É o resultado da divisão do lucro e do faturamento. Quanto maior for esse porcentual, melhor será para a clínica.
Muitas vezes, os gestores acompanham e exprimem maior preocupação com o faturamento do que com a lucratividade, porém, é importante lembrar que a geração de capitais concebe-se com o lucro, não com o faturamento.
Do mesmo modo que na saúde pessoal, não basta avaliar somente um item do exame, por essa razão, os médicos estabelecem as correlações para determinar o diagnóstico e definir as possibilidades de tratamento. Na gestão de centros cirúrgicos a situação é muito semelhante!
Gestores que afirmam não ter tempo para avaliar um conjunto pequeno de indicadores, relatam uma gestão de crises, com ausência de foco para trazer resultados. Por isso, é necessário rever e mudar, antes que os efeitos sejam irreversíveis.
A adrenalina pela ‘correria’ do dia a dia, pode dar um sentimento bom, no entanto, é viciante e pouco saudável em doses diárias, além do circunstancial. Assim sendo, não se esqueça de sempre avaliar os indicadores de assertividade do seu centro cirúrgico e, acima de tudo, procure adotar o indicador finalístico, ou seja, aquele indicador que busca constatar a efetividade do plano de ação da companhia, isto é, aquele que verifica se a realidade desejada está mais próxima ou finalmente foi alcançada.
Por que incluir o software da SurgeMap nos centros cirúrgicos?
A SurgeMap é uma empresa que veio ao mercado para levar previsibilidade à gestão do seu centro cirúrgico. A inclusão do software da empresa em sua instituição hospitalar diminui o desperdício de tempo e recursos no andamento de tratamentos e procedimentos cirúrgicos.
Através de uma interface moderna e intuitiva, a SurgeMap proporciona mais segurança e eficiência nas salas cirúrgicas.
Por intermédio da integração de processos digitalizados e do fornecimento de informações gerenciais, a empresa otimiza a gestão dos centros cirúrgicos, por meio da entrega da visualização geral do seu funcionamento, o que reduz o número de procedimentos desmarcados, por exemplo por horários conflitantes, aumenta a produtividade do agendamento de centro cirúrgico, otimiza a ocupação das salas, gera eficiência na equipe e reduz as despesas com estoque e almoxarifado, sem gerar mudanças estruturais na rotina hospitalar com a implantação da plataforma.
Portanto, as vantagens de incluir a SurgeMap no seu centro cirúrgico são:
Assertividade
Todos os dados são cadastrados de forma direta no mapa final e em tempo real, sem perder ou alterar inadvertidamente a reprodução de informações.
Redução de gastos
Através de uma interface moderna e intuitiva, a SurgeMap aprimora a produtividade da equipe e gera maior eficácia no agendamento de procedimentos cirúrgicos, diminuindo os gastos com estoque e almoxarifado.
Rentabilidade
A SurgeMap otimiza a utilização do centro cirúrgico, fornecendo a visualização global do seu funcionamento, diminuindo o número de procedimentos desmarcados por conflito de horário ou equipe. Portanto, ao incluir o software da SurgeMap no centro cirúrgico, o indicador de assertividade será mantido.