Muitos de nós sabemos que canções e melodias podem influenciar nossa vida em nossas expressões de comportamento e consumo, podendo interferir também em como nos vestimos. Estudos apontam que as emoções estão ligadas ao sistema límbico do cérebro, que é o responsável pelo controle do aprendizado e da memória. E é assim que a música ganha destaque nas teorias da neuroplasticidade, exatamente por criar em nossas mentes, estímulos mentais capazes de causar comoção e até manipular sentimentos, que moldam condutas e pensamentos. Saiba mais sobre a influência da indústria musical nas nossas vidas.
Indústria musical e da moda interferindo no comportamento do consumidor
A moda e a música são duas das muitas formas de expressão que, com o objetivo de comunicar, podem também influenciar na experiência ou na decisão de uma compra. Isso porque, elas tendem a moldar e marcar o comportamento dos consumidores.
Em tempos de avanços tecnológicos, em que profissionais são pagos para influenciar, é comum vermos parcerias entre grandes cantores e marcas de sucesso. Realizar junções entre personalidades famosas e grandes marcas tem o intuito de gerar em fãs e admiradores de ambas as partes o objeto de desejo, que nada mais é que a necessidade de satisfazer um impulso, muitas vezes é inconsciente.
Alguns exemplos dessas parcerias são: Adidas & Beyoncé, Bruno Mars & Lacoste e Billie Eilish & Nike.
Podemos observar também a moda e seus diferentes estilos de se vestir, muitas vezes conseguimos identificar o gosto musical de uma pessoa, pela forma como se veste. Existem características muito marcantes para alguns estilos musicais. Alguns deles são:
Hip Hop
Esse estilo é marcado pela pegada street style, que ganha destaque nos looks compostos por jaquetas bomber, bonés, bucket hats, colares dourados, além de calças e macacões jeans bem largos.
Movimento Hippie
Composto por calças boca de sino, mix de estampas, vestidos longos, acessórios enormes e texturas como o tricô e o couro são peças-chave da estética que, atualmente, possui variações em uma pegada mais sofisticada, como o boho chic. Podemos encontrá-los em estilos como forró pé-de-serra e reggae.
Rock
Invade e embala a rotina de jovens que, muito além da música, consomem peças pretas, com os cintos de rebite, calças justas e a maquiagem carregada.
E você, qual música veste?
__________________________
Por Jaiandra Correa Sampaio – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul