Menu & Busca
Arroz com coco: o “arroz com feijão” colombiano

Arroz com coco: o “arroz com feijão” colombiano


Aeroportos, fast-foods, restaurantes com um cardápio caro ou barato e  bares… Não importa o lugar, o arroz com coco está presente como acompanhamento de vários pratos no país, principalmente aqueles baseados em frutos do mar (camarão, lulas, peixes e lagostas), servidos com saladas e patacones (bananas fritas servidas de entrada e complemento), oriundos da costa do mar do Caribe, em Cartagena, Santa Marta e outras cidades ao redor do litoral.                                              

  Camarões ao molho, patacones (banana frita) e arroz com coco. Izadora Del Bianco Reis

Além de muito presente na Colômbia, também faz parte da culinária da Venezuela, Guatemala, Costa Rica e Porto Rico. Em outras partes não latinas, e para nós mais “exóticas” do globo, os países que também cozinham este tipo de carboidrato são:  Birmânia, Indonésia, Malásia, Índia, Sri Lanka e Tailândia.

  Camarões ao molho, patacones (banana frita) e arroz com coco. Izadora Del Bianco Reis

Mesas de madeira, cadeiras montadas e não almofadadas, um espanhol falado tão rápido mas ao mesmo tempo cheio de palavras de cordialidade, muita música instrumental africana em som nada ambiente, assim é a maioria dos restaurantes em cidades praianas colombianas que servem a iguaria.

Entrada do restaurante Palenqueras em Cartagena. Izadora Del Bianco Reis 

Com cardápios artesanais, feitos de madeira, folhas, ou simplesmente uma carta de papel nem plastificada com nomes e preços, difícil é ter que escolher o pedido diante de tantas opções. 

Cardápio do restaurante em mesa amadeirada. Izadora Del Bianco Reis 

Devido à abundância do coco em regiões litorâneas (muito se fala que sua origem é sul americana), a lista de alimentos oriundo dessa fruta é muito grande: bolos, pães, água de coco, polpas, vitaminas, entre outros. Para brasileiros, seria muito diferente adicioná-lo ao arroz, visto que este grão é acompanhamento de pratos salgados, com exceção do arroz doce, uma sobremesa muito conhecida, principalmente nas festas juninas. 

Receita do arroz com coco

E agora voltemos para a parte que você poderá tentar desenvolver o prato sem ter que viajar, fazer a mistura do doce e salgado sem o receio de errar e ainda poder oferecer para seus familiares e amigos esse novo sabor! 

Ingredientes:

  • 3 xícaras de arroz; 
  • 2 cocos (polpa e água);
  • 3 colheres de açúcar mascavo ou melado de cana; 
  • sal a gosto;
  • uvas- passas a gosto (aproximadamente 1 xícara); 
  • 7 xícaras de água (incluindo a água dos cocos). 

Preparo: 

Lave o arroz, corte a polpa dos cocos em pequenos pedaços, coloque-as no liquidificador com a água dos cocos e mais 2 xícaras de água morna. Passe o líquido em uma peneira e reserve o bagaço.

Coloque o leite de coco em uma panela com as 3 colheres de açúcar. Deixe que ferva em fogo médio até que a água evapore e só sobre a gordura do coco e uns pequenos grãos pretos, conhecidos como titotes. 

Pegue o bagaço de coco que estava reservado e agregue as outras 5 xícaras de água que sobraram no liquidificador. Misture essa mescla a mesma panela em que o titote está cozinhando em fogo médio. Coloque o sal e o arroz lavado e mexa constantemente para que não grude.

Quando o arroz comece a secar coloque as uvas passas e reduza o fogo. Tampe a panela e deixe que cozinhe por aproximadamente 15 minutos… está pronto! 

Este arroz se come tradicionalmente com peixe frito e salada, um clássico almoço costenho. Também combina muito com frango ou carne assada, e com vegetais para os vegetarianos e veganos. Até sozinho pode ser apreciado! 

Curiosidade !!!

O titote é vendido nos supermercados da costa atlântica colombiana mas é muito escasso em outros países como Estados Unidos, por isso é melhor fazê-lo em casa.

________________________________________________________________
Por Izadora Del Bianco (
@izadbr) – Fala! Cásper Líbero 

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas