Charles De Ketelaere e a renovação do futebol belga
Menu & Busca
Charles De Ketelaere e a renovação do futebol belga

Charles De Ketelaere e a renovação do futebol belga

Home > Notícias > Esporte > Charles De Ketelaere e a renovação do futebol belga

Aos 20 anos, o jovem é uma das principais esperanças do futuro do futebol em seu país

O talentoso Charles De Ketelaere, meia do Clube Brugge, da Bélgica.
O talentoso Charles De Ketelaere, meia do Clube Brugge, da Bélgica. | Foto: Reprodução/BeIN Sports.

Falada há muitos anos, a Seleção Belga provou que a sua grande geração realmente é muito talentosa e tem jogadores de ótima qualidade, apesar de não conseguirem alcançar resultados tão expressivos. Nomes como Eden Hazard, Kevin De Bruyne, Romelu Lukaku e Thibault Courtois brilham por todo o planeta e levaram a Bélgica até uma semifinal de Copa do Mundo em 2018, na Rússia, graças ao bom trabalho do técnico espanhol Roberto Martínez.

Porém, no momento, algumas das peças dessa geração de ouro estão começando a regredir física e tecnicamente, fazendo com que a Seleção Belga já comece a pensar em novos talentos que irão levar o trabalho do país adiante. Este é o caso de Charles De Ketelaere, um jovem de 20 anos que está conquistando os campos belgas.

Charles De Ketelaere: O futuro do futebol belga

Início da carreira

Um atleta que já se destaca e pode ser uma das peças chaves nessa renovação é o meia Charles De Ketelaere, de apenas 20 anos de idade. Nascido em Bruges, ao norte da Bélgica, ele começou no futebol já aos cinco anos, em um clube pequeno chamado KFC Varsenare. Já em 2008, Charles integrou as categorias de base do Club Brugge, onde atuou em todas as categorias até subir para o profissional em 2019.

Charles De Ketelaere ainda atuando nas categorias de base do Club Brugge.
Charles De Ketelaere atuando nas categorias de base do Club Brugge. | Foto: Reprodução / Site oficial do Clube Brugge.

Sua estreia como profissional aconteceu no dia 25 de setembro de 2019, em uma vitória sobre 3×0 sobre o Francs Borains, partida válida pela 6ª rodada da Copa da Bélgica. Já o seu primeiro gol, saiu apenas em fevereiro do ano passado, também em um jogo da Copa, mas agora na partida de volta da semifinal contra o Zulte Waregem. Aos 40 minutos do 2º tempo, a defesa adversária bobeou e De Ketelaere driblou o goleiro e fez o segundo gol da partida e o da vitória para o Clube Brugge por 2×1. Ele ainda marcou outra vez, desta vez contra o Genk, pela 28ª rodada da Liga Belga.

Na temporada seguinte (2020/2021), Charles ganhou muito mais espaço dentro da equipe, chegando a atuar em 46 jogos ao longo do ano. Seu primeiro gol em uma competição europeia saiu logo na 1ª rodada da Liga dos Campeões, ao sacramentar a vitória por 2×1 sobre o Zenit, na Rússia, completando um cruzamento livre na pequena área. No total, De Ketelaere marcou cinco gols e distribuiu oito assistências, sendo campeão da Liga Belga e da Supercopa do país, além de ter sido eleito o esportista belga mais promissor de 2020.

Seleção e suas características

O jovemjogando pela Seleção Belga.
O jovem Charles De Ketelaere jogando pela Seleção Belga. | Foto: Reprodução / News.in-24.

Por conta de toda a sua habilidade desde pequeno, Charles é convocado pela Seleção Belga com frequência desde o sub-16, jogando em muitos amistosos e torneios europeus de base. Sua primeira convocação para o time principal aconteceu em novembro do ano passado para uma partida amistosa contra a Suíça, onde ele atuou apenas nos acréscimos do 2º tempo.

Mesmo assim, o seu atual início de temporada é muito bom, com três gols e duas assistências em sete jogos da liga local. Ele também foi o melhor jogador em campo do Club Brugge na partida contra o Paris Saint-Germain pela Liga dos Campeões, duelo que terminou empatado em 1×1. Um ótimo desempenho em uma partida grande como essa mostra como o jovem belga vem amadurecendo com o passar dos anos, melhorando sua técnica e principalmente seu preparo mental. Em breve, Charles De Ketelaere será uma das principais peças do elenco da Bélgica nos principais torneios, liderando uma nova geração, ao lado de Jérémy Doku, por exemplo, a alcançar a tão sonhada taça da Eurocopa ou da Copa do Mundo para o país.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

________________________________________________________

Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas